As atividades educativas do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) para a Semana Santa, foram iniciadas na sexta (dia 08), no distrito de Fazenda Nova (Brejo da Madre de Deus). O órgão realizou as ações no Polo de Serviços Oficiais instalado em Nova Jerusalém, das 15h às 18h, visando o aumento do tráfego de veículos devido a encenação da Paixão de Cristo. Com a maior movimentação nas estradas durante a Semana Santa, e a intensa circulação de veículos com destino ao Agreste estadual, a operação busca ampliar a segurança nas vias por meio de informação e educação.
Em Nova Jerusalém a operação contou com a utilização de simuladores, explanação dos cuidados necessários para uma viagem segura, além da demonstração de equipamentos. Os transeuntes puderam utilizar o simulador, que reproduz os efeitos de dirigir sob efeito de álcool. No local também foi feita distribuição de folhetos informativos com dicas de segurança para viagens e explicação do uso de etilômetros (bafômetros). Além disso, o espaço estava preparado para emitir o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV). A programação prossegue até o dia 16, quando finalizam as apresentações do espetáculo Paixão de Cristo.
Até o dia 14, prossegue a emissão do CRLV, documento obrigatório, obtido após a quitação do Imposto de Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). A disponibilização do documento está sendo feita no Detran Itinerante, caminhão equipado para atendimento à população, que também conta com servidores aptos para agendar e fornecer informações sobre processos do órgão.
A operação Semana Santa, desenvolvida pela Coordenadoria de Educação para o Trânsito, Imprensa e Publicidade Institucional, juntamente com a Diretoria de Fiscalização, por meio da Operação Segundos que Salvam Vidas, tem parceria da Operação Lei Seca, da Secretaria Estadual de Saúde, e do Departamento Estadual de Trânsito (DER), por meio do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRV). As ações ocorrem em duas modalidades: Nos dias 08, 09, 15 e 16, com uso do simulador de direção, reproduzindo circulação em estradas e avenidas.
Nos mesmos dias também acontece o percurso a pé com uso de óculos que mostra os efeitos do indivíduo, como visão turva, desorientação e perda de equilíbrio. Também estão incluídas, apresentações sobre a importância do uso da cadeirinha e demonstrações do etilômetro passivo (uso à distância). Do dia 10 ao 14, a programação não inclui o simulador de direção e contará com a atuação dos agentes de trânsito de Caruaru. Eles vão explanar sobre os perigos do excesso de velocidade, os riscos da mistura álcool e direção e sobre o uso correto da cadeirinha.
O excesso de velocidade, a ingestão de álcool antes dirigir, a utilização errada ou a não utilização da cadeirinha, além da falta de capacete e do uso do cinto de segurança, são as principais causas de mortes e feridos nas estradas, conforme dados observados pelo Detran-PE. O órgão vai contar com seis técnicos da educação de trânsito e com 70 agentes de trânsito, em regime de plantão, com o apoio de 10 viaturas e 15 motocicletas, durante o período da Semana Santa.