Home » Sem categoria » Educação para o trânsito em Fazenda Nova

Educação para o trânsito em Fazenda Nova

Antes de assistir ao drama da paixão de Cristo em Nova Jerusalém, os visitantes de Fazenda Nova, distrito de Brejo da Madre de Deus, tiveram oportunidade de conhecer mais sobre segurança e prevenção nas estradas. O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE), instalou no Polo de Serviços Oficiais, operação educativa com o objetivo de reduzir os sinistros e salvar vidas. Além da educação para o trânsito, o órgão também ofereceu prestações de serviços para a população que circulou pelo local, das 15h às 18h, da sexta (08) ao sábado (16).

Segundo o diretor presidente em exercício do Detran-PE, Gustavo Carneiro Leão, devido a intensa movimentação de veículos nas rodovias durante o período da Semana Santa, as operações do Detran-PE tiveram como prioridade conscientizar os condutores para um trânsito mais seguro. Para isso, o órgão utilizou simuladores e realizou a exibição de cuidados essenciais para a segurança nas estradas. O simulador de direção consiste em um equipamento que reproduz a condução de veículo, simulando motorista sob efeito de álcool. Composto por monitores, volante e alavanca de marchas, o simulador é um aliado da educação de trânsito, para alertar motoristas. Em média, cerca de 20 pessoas/dia fizeram uso do simulador. No local também foram utilizados óculos que mostram as consequências de dirigir alcoolizado, como visão turva e imagens distorcidas. Aproximadamente 700 pessoas utilizaram os óculos, durante os dias de atuação.

Juntamente às atividades preventivas/educativas, o Detran-PE levou para Fazenda Nova, a possibilidade de emitir o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV), documento obrigatório, obtido após a quitação do Imposto de Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). O serviço foi prestado por meio do Detran Itinerante, caminhão equipado para atendimento à população, que também disponibilizou servidores treinados para agendar atendimentos e fornecer informações sobre processos e procedimentos do órgão.

A programação contou ainda com apresentação sobre a importância do uso da cadeirinha e demonstração do etilômetro passivo (bafômetro de uso à distância). As atividades durante a Semana Santa foram desenvolvidas pela Coordenadoria de Educação para o Trânsito, Imprensa e Publicidade Institucional, juntamente com a Diretoria de Fiscalização, por meio da Operação Segundos que Salvam Vidas. A ação contou com a parceria da Operação Lei Seca, da Secretaria Estadual de Saúde, e do Departamento Estadual de Trânsito (DER).

Ainda de acordo com Carneiro Leão, “as atividades contribuem para que a população tenha maior acesso à informação e melhor avaliem as consequências de posturas irregulares no trânsito”. A ingestão de álcool antes de dirigir, o excesso de velocidade, a falta de capacete e o uso do cinto de segurança, são alguns dos motivos para mortes e feridos nas estradas. Para as atividades em Fazenda Nova, o Detran-PE contou com seis técnicos da educação de trânsito. Em regime de plantão foram 70 agentes de trânsito, que utilizaram 10 viaturas e 15 motocicletas.


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários