A tentativa do Presidente Jair Bolsonaro de tomar “na mão grande” o território de Fernando de Noronha de Pernambuco gerou diversas reações no povo pernambucano e na sua representação política. O Deputado Federal Tadeu Alencar (PSB-PE), por exemplo, foi firme ao lembrar da história de Pernambuco para garantir que Bolsonaro encontrará uma reação forte diante dessa tentativa.
“O pernambucano tem uma história insurgente e vai garantir agora uma grande unidade do seu povo e também da sua representação política para defender a integridade territorial do Estado. E vamos responder como fizemos ao longo da nossa história, com justa e altiva indignação. Fizemos com os invasores estrangeiros e vamos fazer com Bolsonaro, expulsando-o da vida pública brasileira, dando a ele um rotundo não nas eleições de outubro deste ano. Ele não cuida do Brasil e quer agredir Pernambuco. Acho que ele pegou em bomba, o espírito de Pernambuco não aceita essa agressão e vai reagir à altura”.
Tadeu mostra confiança de que essa tentativa de Bolsonaro será rapidamente repelida pelo Supremo Tribunal Federal e que Fernando de Noronha seguirá como território de Pernambuco.
“Fernando de Noronha pertence a Pernambuco por definição do legislador constituinte e por isso eu estou convicto de que o STF irá repelir judiciosa e energicamente a essa tentativa de usurpação do nosso território. Quem viver, verá”.