Home » Sem categoria » Operação Rota de Fuga/Detran-PE faz autuações e remoções na Zona Sul

Operação Rota de Fuga/Detran-PE faz autuações e remoções na Zona Sul

Com 250 veículos abordados, dez autuações e duas remoções, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) deflagrou na noite de ontem (10), a operação Rota de Fuga “Corredor de Segurança Viária”. Tendo como alvo motoristas e motociclistas e o objetivo de reduzir os acidentes de trânsito provocados pelo uso do álcool e do celular, a ação ocorreu no início da Av. Domingos Ferreira, no bairro de Boa Viagem. Todos os condutores abordados foram submetidos ao teste de alcoolemia, mas cinco se recusaram a fazer o exame, o que acarretou em autuação.

Ao longo da operação, os autuados seguiram para espaço específico, no mesmo local da ação, onde assistiram vídeos educativos sobre os pontos fiscalizados na blitz. Além das equipes da Diretoria de Fiscalização do Detran-PE, participaram da ação integrantes do 1º Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) e Polícia Militar (PM). A atuação conjunta de batedores do Detran com a PM também permitiu abordar transportes coletivos e deter a prática de “surfe” no teto dos ônibus. Rondas em parceria com o BPTRan foram efetuadas para evitar que motoristas infratores escapassem da operação.

A Operação Rota de Fuga tem abrangência no Recife e Região Metropolitana, em locais de grande circulação de veículos, preferencialmente nas redondezas de bares e outros pontos de consumo de álcool. Além da fiscalização, a Diretoria de Operações do Detran-PE disponibilizou profissionais para esclarecer dúvidas sobre procedimentos do órgão relacionados a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou procedimentos ligados a veículos, com possibilidade de sanar no próprio local.

A intensificação da operação Rota de Fuga ocorre diante da constatação de que os motoristas pernambucanos estão bebendo e dirigindo mais. Dados da Operação Lei Seca, da Secretaria Estadual de Saúde, apontam que os flagrantes de alcoolemia subiram 70% em 2021, comparado ao ano anterior. No estado, 15% das mortes estão associadas ao consumo de álcool e direção, conforme estatística do Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (Cisa). É a terceira maior taxa de óbitos atribuídos à ingestão de bebidas alcóolicas por 100 mil habitantes do país.

Os dados referentes a sinistros no trânsito trazem a constatação de que o número de internações de motociclistas chegou a 71.344 ocorrências, nos sete primeiros meses de 2021. O número é superior em 14,3% ao registrado em 2020 e 8,3% maior que o de 2019. A motocicleta representa 54% de todos os sinistros de trânsito no Brasil.

Outro dado preocupante é que quase 20% dos moradores das capitais brasileiras admitem utilizar o celular enquanto conduzem o veículo. O risco de acidentes aumenta em 400% quando ocorre o uso do celular enquanto se dirige. Em média, um condutor leva cerca de 2,5 segundos para começar a frear diante de um imprevisto na rodovia, estando o veículo com velocidade entre 80 e 100km/h. Na cidade, a reação é em 0,75 segundos, porém, o motorista demora 2 segundos para digitar dois dígitos. Estudos do National Safety Council (NSC) mostram que 34% dos entrevistados assumem já ter digitado e-mails e mensagens enquanto dirigem, e 44% declaram que costumam ler e-mails e textos durante a condução de veículos.


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários