Home » Sem categoria » Mês da Mulher: Amupe promove tarde intensa de troca de experiências municipais para mulheres

Mês da Mulher: Amupe promove tarde intensa de troca de experiências municipais para mulheres

Reunidas virtualmente prefeitas, secretárias e coordenadoras da mulher tiveram uma tarde de muita troca de experiências exitosas de gestão de políticas públicas para o público feminino. Promovido pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) nesta quinta-feira (17/03), o Encontro de Mulheres Gestoras foi o palco desta discussão. O evento foi em alusão ao mês da mulher, reuniu diversas autoridades e contou com a participação de dezenas de municípios.

Durante a abertura, a secretária da Mulher da Amupe, Judite Botafogo, ressaltou a importância dos municípios no processo de igualdade entre homens e mulheres da sociedade, com a instauração de secretarias da Mulher. Paralelo à fala da gestora, o presidente da Amupe, José Patriota, destacou o protagonismo feminino na diretoria executiva da Associação, onde as prefeitas têm cinco cadeiras, ante três cadeiras masculinas. “As prefeitas se uniram, realizaram suas articulações e emplacaram a diretoria executiva mais representativa do Brasil”, disse Patriota.

O evento contou com a presença da Delegada da Mulher, Bianca Stella, que falou sobre “Direitos Políticos: Violência Política contra a mulher”. Em sua fala, a delegada Bianca destacou a importância do Poder de Agenda, conseguido quando as mulheres, em sua maioria, participam de decisões que culminam em políticas públicas. “Temos que ter a responsabilidade coletiva, para conseguirmos ações afirmativas para nós mesmas em espaço de poder”, disse a delegada.

A vice-presidente da Amupe e prefeita de Surubim, Ana Célia, explicou aos presentes o Programa de Auxílio Emergencial de Surubim (Paes), que durante a pandemia distribuiu renda a mais de 1.000 famílias, com o público 93% feminino. O empreendedorismo feminino também foi debatido, desta vez pela prefeita de Cumaru e 2ª secretária da Amupe, Mariana Medeiros, no qual as mulheres cumaruenses conseguiram independência financeira.

A Brigada Maria da Penha, que oferece atendimento especializado às mulheres de Camaragibe, foi apresentada pela prefeita do município, Nadegi Queiroz, que ocupa a 2ª tesouraria da Amupe. Representando a prefeita de Rio Formoso e suplente da secretaria da mulher da Amupe, Isabel Hacker, a secretária de saúde da cidade, Neijla Cardoso, falou sobre as diversas ações promovidas para as mulheres nas várias pastas municipais.

Por fim, a secretária da mulher da Amupe e prefeita de Lagoa do Carro, Judite Botafogo, apresentou ao público a campanha “Nós Dois Podemos Vencer”, que conscientiza tanto a mulher quanto o homem no combate à violência doméstica. A secretária da Mulher de Pernambuco, Ana Elisa Sobreira, também participou da roda de conversa. Na oportunidade, a secretária falou das ações que a secretaria implantou em prol do fortalecimento de políticas públicas para as mulheres, a exemplo de um Edital que vai selecionar 64 projetos, cada um com um investimento de R$ 50 mil reais, para investir em ações em prol das mulheres.

A vice-presidente da Amupe, Ana Célia, agradeceu a todas as gestoras presentes e pontuou que “não dá mais para termos políticas públicas planejadas apenas pela visão masculina. A gente só tem democracia forte, se tivermos a participação também feminina”, completou.


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários