Home » Sem categoria » Inauguração da galeria de ex-secretários reúne gestores que passaram pela SDSCJ

Inauguração da galeria de ex-secretários reúne gestores que passaram pela SDSCJ

As paredes históricas da recepção do edifício Governador Agamenon Magalhães, no bairro de Santo Amaro, no Recife, prédio que sedia a Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) de Pernambuco, passam a contar com a Galeria dos Secretários, um espaço que expõe as fotos dos gestores que comandaram a pasta desde a década de 70. Junto às imagens, quem passar pelo local também vai se deparar com uma linha do tempo sobre a história do imóvel e as atuações da secretaria desde a sua criação.

A galeria foi inaugurada nesta segunda-feira (28) pelo atual secretário, Sileno Guedes, e sete dos ex-secretários que passaram pela SDSCJ: Lúcia Helena Simões, Lygia Leite, Bernardo D’Almeida, Laura Gomes, Roberto Franca, Isaltino Nascimento e Cloves Benevides, além da vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão, representando o pai, Roldão Joaquim dos Santos, e do advogado Bruno Moury Fernandes, que representou o ex-secretário Edmar Moury Fernandes Sobrinho.

Durante o discurso, Sileno Guedes destacou que o propósito da galeria é registrar para os servidores e para a política pública da assistência social todos que deram suas contribuições, em momentos diferentes da história e da legislação, para promover a inclusão social. “Da cabeça desses homens e mulheres que estão expostos nessa parede saíram importantíssimas políticas públicas que procuram valorizar as pessoas e contribuir para a qualidade de vida das pernambucanas e pernambucanos”, pontuou o secretário, que também relembrou sua primeira passagem pela secretaria, na década de 90, como secretário adjunto.

A vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão, destacou a evolução do trabalho da secretaria. “Meu pai, Roldão Joaquim, quando secretário, colocou Pernambuco como destaque nas políticas restauradoras. Eu sentia a paixão dele de fazer política pública com foco nas pessoas e hoje fico feliz com as evoluções que aqui aconteceram”, disse.

Os ex-secretários pontuaram a importância da galeria e a emoção em fazer parte dela. “Geralmente quem é valorizado é quem está no Governo, na vitrine. Com a galeria, sinto o reconhecimento ao meu trabalho”, pontuou Lúcia Helena Simões, primeira mulher secretária de Trabalho e Ação Social, no início dos anos 90. “Nossa lembrança aqui é mais que algo político, é algo que nos toca como pessoa”, citou Bruno Moury Fernandes. Para Lygia Leite, o projeto tem um compromisso histórico com a área social. “Conduzimos os primeiros passos da implantação do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) e é um desafio para nós que fazemos parte desse movimento continuar na luta social”, destacou.

Os ex-gestores também apontaram a importância da secretaria, que teve diversos nomes nesses mais de 40 anos: Secretaria de Trabalho e Ação Social, Secretaria de Cidadania e Políticas Sociais, Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude.

“Este espaço faz política diretamente para as pessoas mais vulneráveis, que muitas vezes são invisibilizadas e não têm muita oportunidade de ecoar sua voz”, destacou o deputado estadual Isaltino Nascimento, que esteve à frente da SDSCJ entre 2015 e 2017. Para a deputada estadual Laura Gomes, secretária entre 2011 e 2014, o prédio representa o sentimento do que é a Assistência Social. “Aqui se faz políticas públicas efetivas e necessárias. Me dá orgulho fazer parte dessa galeria e ver que minha contribuição foi tão importante”, afirmou. “Essa secretaria traz muitas misturas, por isso ela é tão rica. Aqui são feitas várias ações que refletem na vida de diversos perfis de pessoas”, completou Bernardo D’Almeida, secretário em 2014.

Para Roberto Franca, que conduziu a SDSCJ em 2017, mesmo com dificuldades em Pernambuco e no Brasil nos últimos anos, a atuação da secretaria não enfraqueceu. “O Governo Paulo Câmara enfrentou, talvez, um dos momentos de maior dificuldade. Seca, enchente, pandemia, crise econômica. Tivemos que renunciar muitas coisas pelo engrandecimento do nosso povo e esta secretaria é um símbolo do compromisso social do Estado”, disse.

Atual secretário de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas, Cloves Benevides ressaltou o preparo da equipe da SDSCJ. Ele foi gestor da secretaria entre 2017 e 2018. “Essa é uma secretaria gigante e com uma equipe absolutamente preparada, que coloca a política social em um lugar de honra, diferente de muitos lugares do Brasil, onde isso passou a ser uma figura de retórica”, frisou o gestor.

Conheça a história do prédio
Na década de 1930, Recife tinha cerca de 500 mil habitantes. Desses, aproximadamente 164 mil viviam em até 45 mil mocambos construídos entre mangues, alagados e morros. Esse tipo de moradia nas grandes áreas do bairro de Santo Amaro fez com que o Serviço Social contra o Mocambo (SSCM) edificasse a sua sede, durante o Governo Barbosa Lima Sobrinho (de 1948 a 1951), na Avenida Cruz Cabugá, nº 665, onde está hoje a SDSCJ. A sede foi idealizada para ampliar as ações da instituição. Desde então, o Edifício Agamenon Magalhães, nome do fundador do SSCM, vem sendo um dos palcos da história da Assistência Social, da Cidadania e dos Direitos Humanos em Pernambuco. Na década de 70, o órgão foi incorporado à recém-criada Secretaria de Trabalho e Ação Social, atualmente denominada SDSCJ. (Fotos: Marcelo Vidal)


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários