As estatísticas indicam que a mulher no trânsito é garantia de mais segurança nas vias. Conforme registros do Ministério da Saúde, em 2019, dos óbitos ligados ao trânsito, em Pernambuco, apenas 15% foram mulheres. Assim, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) montou uma Blitz Educativa Especial, na tarde desta terça-feira (8), Dia Internacional da Mulher. A ação ocorreu no Marco Zero, bairro do Recife Antigo, com distribuição de material educativo, orientações sobre condutas corretas no trânsito, e rosas, como gesto de atenção e homenagem às mulheres motoristas. A ação reuniu 20 técnicos educacionais e agentes de trânsito, que integram a Coordenadoria de Educação de Trânsito, Imprensa e Publicidade Institucional e a Diretoria de Fiscalização do Detran-PE.
Segundo a coordenadora de Educação de Trânsito, Imprensa e Publicidade Institucional do Detran-PE, Jô Lima, o material distribuído trazia a frase “Só podia ser mulher…”, com informações mostrando que as mulheres oferecem menos possibilidade de sinistros no trânsito. Pelos dados do Detran-PE, referentes a autuações do órgão durante o ano de 2021, as mulheres respondem por 8% das infrações de alcoolemia no estado. Em números absolutos, nos 6.764 registros, os homens aparecem em 6.218 e as mulheres em apenas 546. Os números incluem a direção sob influência de álcool e a recusa em submeter-se ao teste de alcoolemia. Além de reforçar a importância de evitar a ingestão de álcool antes de dirigir, o uso do capacete para motociclistas também foi abordado, destacando a garantia de maior segurança para o condutor.
Outros dados indicam o menor risco relacionado às mulheres no trânsito, como por exemplo, registros do seguro DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre). Conforme as estatísticas do DPVAT, em 2019, das indenizações pagas às mulheres, apenas 11% foram vítimas condutoras. Com relação a indenizações pagas por vítimas fatais, as mulheres aparecem em 18% dos casos.
Para o disciplinamento do trânsito na área, a operação contou com dez agentes de trânsito, duas viaturas e duas motos. Ainda participaram da operação a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) e o Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), além do Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (Ceasa-PE), que doou as rosas. Todas as medidas de segurança foram seguidas, como uso de máscaras, álcool 70% em gel e o distanciamento recomendado, como proteção para os profissionais e para a população contra a Covid-19.
Ainda como parte das atividades pelo Dia Internacional da Mulher, o Detran-PE vai dar suporte a uma motociata, que será no próximo domingo (13), promovida pelo Moto Clube Mulheres no Asfalto. As motociclistas integrantes do clube começam a concentração às 8h, na Estrada dos Remédios, em frente ao número 367. Logo depois, às 9h, a motociata parte com destino ao Parque Dona Lindu. Todo percurso contará com 10 batedores agentes de trânsito do Detran-PE.