Home » Sem categoria » Combate ao uso de cerol integra ação do Detran-PE em Palmares

Combate ao uso de cerol integra ação do Detran-PE em Palmares

Vítimas mais constantes de cortes graves causados pelo Cerol, os motociclistas foram um dos pontos de atenção da blitz-escola do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE), realizada ontem (dia 28), no município de Palmares, Mata Sul de Pernambuco. A operação incluiu ainda distribuição e fixação de antenas corta-pipa, peça fundamental para garantir a segurança dos motociclistas, impedindo a possibilidade de ferimentos provocados pelo cerol (espécie de cola com vidro, aplicada nas linhas de pipas). A ação também aconteceu na Escola Municipal Elizabete Calado de Oliveira, no bairro de São José, com atividades preventivas/educativas.

Na escola aconteceu uma palestra interativa e lúdica, quando técnicos do órgão abordaram, além do cerol, temas de segurança do trânsito como, por exemplo, uso do cinto de segurança, perigos do álcool e direção e a importância da utilização do capacete por motociclistas. Desenvolvida pela Coordenadoria de Educação de Trânsito, Imprensa e Publicidade Institucional, por meio da Escola Pública de Trânsito (EPT), também foi utilizada uma ferramenta on-line para jogos educativos com os alunos, que estavam divididos por equipes. A competição contou com 16 perguntas e 1 minuto de tempo para cada resposta, com direito a premiação para o grupo vencedor e sorteio de brindes com as demais equipes.

Como atividade interativa, os estudantes utilizaram luvas apropriadas, para observar os perigos de uma linha com cerol. Eles cortaram legumes e frutas com a linha, verificando a potencialidade de ferimento do material. O gerente da EPT, Ivson Correia, explicou que a estratégia traz mais conscientização para as futuras gerações “com a percepção do risco com o uso de cerol”. Os cortes causados por cerol são graves e geralmente atingem em maior proporção o pescoço, local de passagem de artéria de grande calibre. O corte pode provocar sangramento intenso e causar morte em poucos minutos. Há casos de perda da visão, quando a linha atinge os olhos e o motociclista está sem proteção.

A ação reuniu técnicos da Educação e agentes de trânsito da Diretoria de Fiscalização do Detran-PE e da Prefeitura Municipal dos Palmares. Os agentes ficaram responsáveis pela abordagem dos motociclistas, que aconteceu na rua Drº Fausto Figueiredo, no centro da cidade. No local foi realizada a instalação das antenas corta-pipa, oferecidas pelo órgão de trânsito estadual. Já a Yamaha/Disnove, parceira na ação, ficou responsável pela instalação das antenas.


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários