Home » Sem categoria » Ação preventiva do Detran-PE combate uso de cerol

Ação preventiva do Detran-PE combate uso de cerol

Motociclistas são as principais vítimas de cortes causados por cerol, espécie de cola com vidro, aplicada nas linhas de pipas. Para combater a utilização do produto, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) faz ação preventiva/educativa, nesta sexta-feira (18), das 7h às 13h, no Caic de Peixinhos, em Olinda. A atividade vai reunir quatro turmas de alunos de 5ª ano fundamental, além de blitz voltada para pilotos de motocicletas, com distribuição e fixação de 150 antenas corta-pipa, peça que impede a ocorrência de ferimentos provocados pelo cerol.

Inicialmente haverá uma palestra interativa e lúdica quando serão abordados, além do cerol, temas de segurança do trânsito como, por exemplo, uso do cinto de segurança, perigos do álcool e direção e a importância da utilização do capacete por motociclistas. Desenvolvida pela Coordenadoria de Educação de Trânsito, Imprensa e Publicidade Institucional, por meio da Escola Pública de Trânsito (EPT), será utilizada uma ferramenta on-line para jogo com os alunos, que serão divididos por equipes. Com 16 perguntas e 1 minuto de tempo para cada resposta, o grupo vencedor ganhará uma antena corta-pipa para cada integrante. Com as demais equipes será feito sorteio de duas unidades da peça.

Os cortes causados por cerol são graves e geralmente atingem em maior proporção o pescoço, local de passagem de artéria de grande calibre. O corte pode provocar sangramento intenso e causar morte em poucos minutos. Há casos de perda da visão, quando a linha atinge os olhos e o motociclista está sem proteção. O gerente da EPT, Ivson Correia, explica que, além da palestra, será feita uma demonstração dos perigos de uma linha com cerol. “Para garantir uma conscientização maior, vamos demonstrar os efeitos utilizando um mamão como instrumento de visualização”, detalha.

A ação vai reunir seis técnicos da Educação e mais oito agentes de trânsito da Diretoria de Fiscalização do Detran-PE. São os agentes que serão responsáveis pela blitz que vai abordar os motociclistas na área externa da escola e direcionar para um ponto onde ocorrerá a instalação da antena corta-pipa, distribuída em parceria com a Yamaha/Disnove. Também são parceiros na ação, a Prefeitura Municipal de Olinda, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e a Polícia Militar de Pernambuco. Outras datas estão em negociação entre o Detran-PE e o Caic para realizar, ainda este mês, atividades semelhantes voltadas para a prevenção aos riscos do Cerol.


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários