Motociclistas são as principais vítimas de cortes causados por cerol, espécie de cola com vidro, aplicada nas linhas de pipas. Para combater a utilização do produto, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) realizou ação preventiva/educativa, na manhã de hoje (dia 18), no Caic de Peixinhos, em Olinda. A atividade reuniu quatro turmas de alunos do 5ª ano fundamental, e contou também com blitz voltada para pilotos de motocicletas, quando foram distribuídas e fixadas cerca de 150 antenas corta-pipa, peça fundamental para garantir a segurança dos motociclistas, impedindo a possibilidade de ferimentos provocados pelo cerol.
De acordo com o diretor presidente do Detran-PE, Roberto Fontelles, aconteceu uma palestra interativa e lúdica, quando técnicos do órgão abordaram, além do cerol, temas de segurança do trânsito como, por exemplo, uso do cinto de segurança, perigos do álcool e direção e a importância da utilização do capacete por motociclistas. Desenvolvida pela Coordenadoria de Educação de Trânsito, Imprensa e Publicidade Institucional, por meio da Escola Pública de Trânsito (EPT), também foi utilizada uma ferramenta on-line para jogos educativos com os alunos, que estavam divididos por equipes. A competição contou com 16 perguntas e 1 minuto de tempo para cada resposta, com direito a premiação para o grupo vencedor e sorteio de brindes com as demais equipes.
Com o uso de luvas apropriadas, os alunos puderam ver os perigos de uma linha com cerol. Eles utilizaram uma para cortar legumes e frutas, observando a potencialidade de ferimento do material. O gerente da EPT, Ivson Correia, explicou que a estratégia permite uma maior conscientização. “Dessa forma fica mais visível o risco do uso de cerol, que geralmente é empregado enquanto empina-se papagaios”. Os cortes causados por cerol são graves e geralmente atingem em maior proporção o pescoço, local de passagem de artéria de grande calibre. O corte pode provocar sangramento intenso e causar morte em poucos minutos. Há casos de perda da visão, quando a linha atinge os olhos e o motociclista está sem proteção.
A ação reuniu seis técnicos da Educação e mais oito agentes de trânsito da Diretoria de Fiscalização do Detran-PE. Os agentes ficaram responsáveis pela abordagem dos motociclistas na área externa da escola e direcionamento para instalação da antena corta-pipa, oferecidas pelo órgão de trânsito estadual. Já a Yamaha/Disnove, parceira na ação, ficou responsável pela instalação das antenas. Também participaram como integrantes da ação, a Prefeitura Municipal de Olinda, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e a Polícia Militar de Pernambuco. Outras datas estão em negociação entre o Detran-PE e o Caic para realizar, ainda este mês, novas atividades semelhantes voltadas para a prevenção aos riscos do Cerol. (Fotos: Paulo Maciel / DETRAN-PE)