Home » Sem categoria » Segurança no trânsito e alcoolemia são temas de ação do Detran-PE para professores e servidores de educandário

Segurança no trânsito e alcoolemia são temas de ação do Detran-PE para professores e servidores de educandário

Com abertura do sargento Renato José, professores e servidores do Colégio Militar do Recife, pertencente ao Exército Brasileiro, participaram de atividade desenvolvida pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE), na tarde desta quarta-feira (23), voltada para a orientação sobre educação de trânsito. A ação contou com cerca de 100 participantes, que foram atualizados sobre os riscos do uso do celular e direção, o emprego correto da cadeirinha, e os perigos de ingerir álcool antes de dirigir. Além da explanação realizada no auditório, a programação incluiu parte externa com demonstrações em equipamentos e encenação de desavenças no trânsito.

Todos os pontos relacionados à segurança foram abordados pelos técnicos da Educação de Trânsito, Imprensa e Publicidade Institucional do Detran-PE em parceria com agentes de trânsito da Diretoria de Fiscalização do órgão. A equipe explicou as consequências de dirigir utilizando o celular, como o aumento na probabilidade de acidentes, a forma correta de instalar a cadeirinhas para crianças, com os modelos respectivos para cada idade.

De acordo com o gerente de Fiscalização e Planejamento de Trânsito do Detran-PE, Paulo Paz, outra questão destacada foi o risco de dirigir alcoolizado. “A prática de dirigir após ingerir álcool, além de provocar acidentes, pode ocasionar lesões graves no condutor e nos demais envolvidos”. Também foi explicado o emprego dos etilômetros (bafômetros) em operações de fiscalização, como os tipos, formas de usar e como são empregados nas fiscalizações.

Para conscientizar sobre a violência no trânsito, a psicóloga da Associação Brasileira de Psicologia de Tráfego (Abrapsit), Maria Conceição Moura, utilizou a área externa do colégio para fazer recomendações de cautela. No local ocorreu a encenação de uma desavença no trânsito, quando dois condutores passaram a discutir por causa de manobras inadequadas realizadas por ambos. A iniciativa serviu como alerta e orientação para uma conduta apropriada no trânsito, garantindo mais segurança para todos.

A programação se estendeu com a utilização de um simulador de trânsito, em parceria com a empresa PróSimulador. O equipamento reproduz a cabine de um automóvel, com volante, pedal, marcha e monitores que exibem imagens de ruas e estradas e simula a direção de um veículo, após o condutor ingerir bebida alcoólica. A sensação de embriaguez também foi demonstrada para os pedestres com a utilização de óculos que mostram como a bebida interfere nos movimentos e no comportamento do indivíduo. A ação do Detran-PE faz parte das atividades para reforçar a necessidade de um trânsito mais humano e seguro para toda a população.


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários