Mesmo sem folia, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE), por meio da Coordenadoria de Educação de Trânsito, Imprensa e Publicidade Institucional, manteve os cuidados com a segurança. Na tarde deste domingo (27), o órgão realizou uma operação preventiva/educativa, no Alto da Sé, em Olinda, voltada para a conscientização de pedestres. A ação contou com uso de etilômetros (bafômetros), demonstração de simulador de trânsito, além de fornecer informações para os transeuntes.
A iniciativa foi desenvolvida para reforçar a necessidade de evitar a ocorrência de infrações e garantir a segurança de pedestres e condutores de veículos. Como parte da Operação Prevenção Segundos que Salvam Vidas, cada pedestre abordado recebia informações sobre os perigos de misturar álcool e direção, como também era convidado a fazer o teste de etilômetro, como forma de verificar as condições para dirigir.
Além disso, a ação também focou em fornecer informações preventivas, entre elas, o uso do cinto de segurança, cumprir os limites de velocidade e utilizar corretamente a cadeirinha de transporte para crianças. Para aumentar a conscientização, também foi disponibilizado um simulador que reproduz os efeitos de dirigir após a ingestão de álcool. O equipamento possui cabine, volante, pedais e marcha similar a um veículo, além de monitores que exibem ruas e estradas. Para o diretor presidente do Detran-PE, Roberto Fontelles, trata-se de um método eficiente, que garante uma experiência similar ao trânsito e permite aumentar a conscientização dos condutores para evitar ingerir álcool antes de dirigir.
Além de Olinda, no período que aconteceriam os festejos carnavalescos, o órgão vem realizando ações de fiscalização em 12 pontos variados e estratégicos da Região Metropolitana do Recife. Para isso, a Diretoria de Fiscalização destacou 200 agentes de trânsito, 28 viaturas e 20 motocicletas. A operação inclui ainda o Detran Itinerante, caminhão dotado de equipamentos para atendimento ao público.
Nos pontos definidos para ações de fiscalização haverá testes de alcoolemia e verificação da documentação dos veículos e dos condutores. Além da Operação Prevenção Segundos que Salvam Vidas, as blitzes integram as operações Rota de Fuga e Trânsito Seguro, do Detran-PE, Operação Lei Seca, da Secretaria Estadual de Saúde, e a operação Conquista, do Governo de Pernambuco. Também participam das ações, o Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), e o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRV).