Cerca de 200 motociclistas e ciclistas que circulavam pela Avenida Boa Viagem, na noite desta quinta-feira (10), foram alvo de Blitz Educativa do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE). A ação, realizada nas imediações do Segundo Jardim, consistiu em orientar sobre os cuidados com a segurança, entre eles, a necessidade de “ver e ser visto”, além de entrega de material de proteção. Toda a operação seguiu os protocolos sanitários de prevenção contra a Covid-19.
Reunindo técnicos da Educação de Trânsito e agentes da fiscalização, as equipes abordaram os motociclistas e ciclistas dando dicas de como transitar de forma correta, respeitando os limites de velocidade e a sinalização de trânsito. Outro ponto destacado foi a necessidade de utilizar espelhos retrovisores originais e com a regulagem correta, para garantir uma boa visualização dos veículos nas ruas e avenidas. Aqueles que aceitaram, receberam um colete retro reflexivo e adesivos refletivos com mensagens educativas para fixar nos capacetes ou nos baús das motocicletas.
Pensando na conscientização dos motoristas, a operação incluiu a utilização de um simulador de trânsito em parceria com a ProSimulador. O equipamento reproduz, por exemplo, a condução de um veículo com o motorista sob efeito de álcool. O simulador imita uma cabine de automóvel com poltrona, direção, pedais e monitores mostrando a estrada. Ainda pensando na conscientização, alguns pedestres utilizaram óculos que imitam os efeitos do álcool no organismo e mostram as dificuldades de condução ao ingerir bebida alcoólica.
A iniciativa do Detran-PE integra a operação Prevenção Segundos que Salvam Vidas, e contou ainda com o Detran Itinerante, caminhão dotado de material para atividades externas. A ação, desenvolvida pela Coordenação de Educação de Trânsito, Imprensa e Publicidade Institucional do Detran-PE, com a Diretoria de Fiscalização de Trânsito do órgão, contou com dois batedores e sete agentes, que cuidaram do disciplinamento do trânsito no local para evitar congestionamentos.