Com a retomada das aulas presenciais, as ações educacionais do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) voltam às escolas. Na tarde desta quarta-feira (23), com atividades no Colégio Militar do Recife, no bairro do Engenho do Meio, o órgão reforça a qualificação de professores e servidores sobre temas relacionados à educação de trânsito. Entre os pontos abordados, consta o uso de celular, a utilização correta da cadeirinha, além de alcoolemia e seus efeitos na direção de veículos. A programação se estende das 14h às 16h, com palestra no auditório e parte demonstrativa na área externa do educandário, onde também haverá a encenação de um conflito no trânsito.
Envolvendo técnicos da Coordenação de Educação de Trânsito, Imprensa e Publicidade Institucional e agentes de trânsito da Diretoria de Fiscalização, a primeira parte, com explanação oral, vai tratar de questões de segurança e direção como, por exemplo, dirigir utilizando o celular, e como fazer o uso adequado da cadeirinha para crianças de acordo com a idade. As consequências do uso do álcool e direção também serão apontadas, quando também ocorrerá demonstração dos tipos de etilômetros (bafômetro), formas e quando são empregados durante as fiscalizações.
Após as atividades internas, a programação prossegue na área externa do colégio com a utilização de um simulador de trânsito, em parceria com a empresa PróSimulador. O equipamento, que reproduz a cabine de um automóvel, com volante, pedais, marcha e monitores que exibem imagens de ruas e estradas, simula a direção de um veículo, após o condutor ingerir bebida alcoólica. A sensação de embriaguez também será reproduzida aos pedestres com a utilização de óculos que mostram como a bebida interfere nos movimentos e comportamento do indivíduo.
Durante as atividades, acontecerá também a encenação de um desentendimento no trânsito, quando dois condutores discutem por atitudes incorretas adotadas por ambos. A iniciativa busca alertar sobre a violência nas vias públicas e orientar sobre a conduta apropriada para um trânsito humanizado e mais seguro para todos. A ação do Detran-PE integra a política do órgão de levar para toda a população ensinamentos que produzam mais ordem e harmonia na circulação de veículos.