A Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco iniciará, a partir do dia 24, a terceira etapa profissional das mulheres usuárias do Programa Mãe Coruja Pernambucana. Segunda-feira é o último dia de inscrições, feitas nos Cantos Mãe Coruja. Nesta fase, oito municípios serão beneficiados: Afrânio, Cabrobó, Cumaru, Dormentes, Orocó, São Vicente Férrer, Santa Terezinha e Santa Maria da Boa Vista. As mães serão inseridas em cursos de Saboaria Artesanal e Noções de Preparo de Produtos de Limpeza Artesanal para que possam gerar renda para suas famílias. São 12 mulheres por turma, 192 ao todo, com todos os cuidados exigidos, como uso de máscaras e apresentação de esquema de vacinação contra a Covid, como determina o Governo do Estado.
As aulas já se iniciam nesta próxima segunda-feira (24). A carga horária total de cada curso é de 21 horas, distribuídas em três horas diárias de aula nos turnos da manhã, de 8h às 11h, e à tarde, das 14h às 17h. Elizângela da Silva Teixeira foi uma das mães que já participou do programa. “Estou muito agradecida por ter recebido qualificação na área de vendas. É uma oportunidade que a gente tem nas mãos de investir no nosso produto, entrar no empreendedorismo e sustentar nossas famílias”, frisou.
“A SETEQ e o Mãe Coruja Pernambucana vão, mais uma vez, qualificar as mulheres cadastradas no programa, que também são usuárias do SUS, nos cursos de qualificação profissional que estimulam o empreendedorismo individual para que as mães e gestantes tenham maiores condições de promover melhorias na qualidade de vida, não só sua, como do seu entorno também”, disse o secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes.
“Ao disponibilizarmos esses cursos, estaremos, também, minimizando as diferenças de gênero através da qualificação profissional. Isso atinge, de forma decisiva, a autoestima dessas mulheres, fazendo com que elas tenham a visão de mundo ampliada e fortalecida”, disse a Gestora de Projetos e Parcerias, Patrícia Luna.