Adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas em Pernambuco farão, nos próximos dois domingos (09 e 16), o Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL). No Estado, há 89 socioeducandos inscritos. As provas serão aplicadas em nove das 11 unidades de internação e em sete das oito Casas de Semiliberdade (Casem) administradas pela Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), instituição vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) de Pernambuco. O maior número de inscritos (25) está no Cabo de Santo Agostinho.
No primeiro dia, os estudantes terão cinco horas e 30 minutos para a realização das provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. A aplicação começará às 13h30 e terminará às 19h. Já no segundo dia, serão realizadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. A aplicação terá início às 13h30 e se encerrará às 18h30, com cinco horas de duração.
A presidente da Funase, Nadja Alencar, explica que, mesmo em um cenário pandêmico, o número de inscritos foi maior que o ano anterior, quando houve a participação de 78 adolescentes. “Apesar das dificuldades da pandemia, as equipes técnicas da instituição, junto às das escolas que funcionam nas unidades de internação, se empenharam na manutenção de atividades pedagógicas voltadas aos socioeducandos”, salienta.
A aplicação das provas acontecerá em salas de aulas de dentro das unidades, com garantia de sigilo e segurança. Além do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Cabo de Santo Agostinho, as unidades de internação de Pirapama, Arcoverde, Vitória de Santo Antão, Petrolina, Timbaúba, Garanhuns, Santa Luzia (Recife) e Caruaru também serão locais de aplicação do Enem, além das Casas de Semiliberdade Caruaru, Iputinga, Harmonia, Santa Luzia, Petrolina e Garanhuns.