Por Conteúdo AF Notícias
Em votação realizada no plenário do Senado Federal na noite desta terça-feira (14), o senador Antônio Anastasia (PSD-MG), foi eleito para o cargo vitalício de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU).
Anastasia recebeu, 52 dos 78 votos contabilizados contra 19 da senadora Kátia Abreu (PP-TO) e 07 do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), líder do governo no Congresso. A escolha, assim como outras indicações de autoridades, aconteceu mediante voto secreto. Ao contrário do que se esperava, Anastasia venceu a votação de maneira tranquila. A decisão ainda precisa passar pela Câmara.
Anastasia assumirá a vaga deixada pelo ministro Raimundo Carreiro Silva, que se aposentou para assumir a Embaixada do Brasil em Portugal a convite do presidente da República Jair Bolsonaro (PL).
O resultado representa uma vitória para o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que trabalhou nos bastidores para viabilizar a indicação.
Dos nove ministros do TCU, três são indicados pelo Senado, três pela Câmara e três pelo Executivo. O cargo é vitalício, com previsão de aposentadoria compulsória aos 75 anos. A remuneração bruta e de R$ 37.328,65, além dos benefícios.
Antes da votação, Anastasia fez gestos aos parlamentares em busca de apoio. Ele ressaltou que é preciso ter “sensibilidade” ao tomar decisões na corte para evitar injustiças com os gestores públicos.
“A sensibilidade é imprescindível para não se causar injustiça aos gestores públicos, no momento em que o Brasil apresenta tantas distorções na nossa administração pública”, disse Anastasia.