Com 12 técnicos de educação e agentes de trânsito, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE), desenvolveu atividade educativa, na manhã de hoje (1º), para fortalecer as recomendações de respeitar a faixa de pedestre, garantindo maior segurança no trânsito. A ação ocorreu na faixa de pedestre localizada na Av. Rui Barbosa, na margem da Praça do Entroncamento, levando informações que contribuam para a formação de um trânsito mais humano nas ruas e avenidas.
Para reforçar a conscientização dos motoristas, o local recebeu uma cancela manual, que era acionada sempre quando o semáforo fechava para os veículos. No equipamento constavam frases e recomendações mostrando a necessidade de respeitar o pedestre, principais vítimas da violência no trânsito. Dados do Comitê de Prevenção de Acidentes de Trânsito (Compat – Recife), apontam que 46% das vítimas de sinistros no trânsito são pedestres.
Baseada nas informações do Compat, a Coordenação de Educação de Trânsito, Imprensa e Publicidade Institucional, por meio da Escola Pública de Trânsito, estruturou a ação. A atividade contou também com a agentes da Diretoria de Fiscalização do Detran com a Operação Prevenção – Segundos que Salvam Vidas, e ainda a Operação Lei Seca e o Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran). Além da parte educativa, foi feita distribuição de brindes com os motoristas abordados.
Para o diretor presidente do Detran-PE, Roberto Fontelles, a ação é “bastante oportuna, uma vez que os casos de atropelamentos registrados, ocorrem pela falta de respeito à faixa e pelo excesso de velocidade”, reconhece o diretor. A operação também contou com o Detran Itinerante, caminhão equipado para atividades externas e de apoio à equipe. As atividades prosseguem durante o mês de dezembro, nos dias 09, 15, 22 e 29, em pontos variados do Recife.