Em total desobediência aos procedimentos legais, o atual Presidente da Associação da Barriguda, zona rural do município, sem nenhuma explicação e sem consulta para decisão Plenária dos Associados, “devolveu” a Prefeitura Municipal o Trator que fora conseguido pelo ex Vereador Joel Gomes (à época) para a Associação, através de Emenda do Deputado Federal Gonzaga Patriota e que em 2016 ficaram os depositados em conta da prefeitura Municipal.
Em matéria do blog Mais Pajeú, relata que fora entregues em 11/04/2018, os tratores, conforme noticia: “O prefeito de Tuparetama, Sávio Torres (PTB-PE), entregou 3 tratores de pneus às Associações Rurais da Barriguda, do Bom Sucesso e da Carnaúba, Zonas Rurais de Tuparetama, na manhã desta segunda-feira (11)”.
E ainda comentou o Prefeito Sávio Torres: “… as associações vão agora definir a melhor forma dos 3 tratores servirem às comunidades rurais sendo as responsáveis por realizarem a manutenção das máquinas”. “Estou sempre à disposição para conversar, podem chamar que eu e o secretário vamos lá na comunidade conversar, podemos ser parceiros”, disse Sávio.
Em eleições para uma nova gestão da Associação, domingo passado (27/12/21), o atual Presidente foi derrotado e devolveu o Trator a Prefeitura, aparentemente pelo descontentamento da falta de apoio dos membros associados e por ser aliado da gestão municipal, se achou no direito, sem prestar contas a Associação da Barriguda, sem convocar reuniões para deliberações (conforme se verá no Livro de Atas) e com baixa aprovação por não dá satisfação de como estaria usando a máquina, consequentemente os recursos oriundos dos serviços por ela prestados, agiu sozinho e com ‘má-fé´, segundo informações.
Um verdadeiro problema para a Associação visto de que o Trator foi DESTINADO para a Barauninha e dando suporte a mais cinco áreas, totalizando um grande número de agricultores (as) da região, por um ato administrativo falho, onde a Comissão não obtinha nenhuma informação por omissão da Presidência, que haverá de ser responsabilizado, civilmente e penalmente, por deixar de cumprir as determinações legais.
O Presidente eleito, que tomará posse dia 01 de janeiro de 2022, está tentando resolver o problema sem necessitar impetrar ação judicial com relação ao Trator retornar aos seus verdadeiros possuidores: as comunidades que necessitarão cuidar das suas terras para produção de subsistência, já que o inverno do ano vindouro promete e os(as) agricultores(as) estão com vontade de produzir.
Naturalmente, o Prefeito de Tuparetama irá atender o novo Presidente e devolverá o Trator a Associação da Barriguda e tudo se resolverá, via bom senso, já que a máquina foi destinada para lá. Segundo o Presidente eleito, o Prefeito entenderá o problema e sanará esse impasse que só prejudica os Associados e Comunidades que usam o Trator para aração de terras em benefícios de todos. Que prevaleça o BOM SENSO!
Vou assinar a NOTA como repúdio a atitude de quem agiu em desfavor das comunidades atingidas e com a autoridade de ter batalhado para que a Associação da Barriguda fosse agraciada com um TRATOR.
Por: Joel Gomes Pessôa – Vereador do PSB de Tuparetama