Em reconhecimento aos trabalhos desenvolvidos em prol de ações educativas para um trânsito mais humano, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) e a Escola Pública de Trânsito (EPT) Paulo Amaro Maia Cassundé, realizou a entrega dos prêmios aos professores do Programa Amigo do trânsito (PAT), destacados em 2021. A cerimônia aconteceu na manhã de hoje (28), no auditório do órgão, no bairro da Iputinga, com a presença do diretor presidente em exercício do Detran-PE, Sebastião Marinho. No total foram distribuídos R$ 15 mil (quinze mil reais) para as 1ª, 2ª, 3ª e 4ª colocação, na categoria Percentual, e 1º e 2º lugar na categoria Absoluto. O PAT é uma rede voluntária de colaboração entre prefeituras e Detran-PE que leva educação para o trânsito para as salas de aulas da rede pública municipal.
Cada prefeitura indica um representante que se responsabiliza pela formação dos professores, promoção de eventos na cidade, visitas às escolas e estimula os professores a abordarem questões de trânsito nas salas de aula. Para o concurso, cada representante redige um relatório do trabalho desenvolvido na rede pública de sua cidade, que entre outros pontos, apresenta o número de alunos alcançados, professores participantes, cursos, palestras e encontros sobre o tema.
Na categoria Absoluto, o 1º lugar ficou com Vânia Cândido de Lima, da cidade de Paulista, e a 2ª colocação com Ana Paula Cândido Lisboa, do município de Arcoverde. Já na categoria Percentual, os vencedores foram: 1º lugar – Rinalda Oliveira, de Goiana; 2º lugar – André Luis Calaça dos Santos, de São José da Coroa Grande; 3º lugar – Cristiane Alves de Almeida, de Triunfo; e 4º lugar – Márcio Cleyton Vasconcelos, de Toritama. A categoria Absoluto é referente ao maior número absoluto de alunos e professores alcançados, e na categoria percentual, o maior percentual atingido.
Para o prefeito de Goiana, Eduardo Honório, cidade que conquistou o 1º lugar na categoria Percentual, “a educação tem que nascer dentro da sala de aula, como forma de criar consciência nas crianças”. Honório, que tem origem como servidor do Detran-PE, agradeceu ao governador Paulo Câmara, o trabalho sério realizado no trânsito, por meio do Detran. De pensamento semelhante, o prefeito de São José da Coroa Grande, Jaziel Lages, município também premiado, considera que a o programa é importante para levar conhecimento de trânsito desde cedo nas escolas. “Temos orgulho em participar dessa parceria importante com o Detran”, declarou Lages.
A professora Rinalda Oliveira, de Goiana, que conquistou a primeira colocação na categoria Percentual, considera o PAT uma oportunidade para muita aprendizagem e conquistas. “É um programa muito importante por transferir da escola para a comunidade, pais e familiares, a conscientização sobre o trânsito”. Já André Calaça, 2º lugar na categoria Percentual, de São José da Coroa Grande, acredita que o PAT contribui para salvar vidas, uma vez que insere nos alunos a importância de respeitar semáforos e a sinalização de trânsito. “É uma semente plantada”, define.
O diretor presidente do Detran-PE em exercício, Sebastião Marinho, parabenizou a todos os contemplados e destacou a valorização da educação em Pernambuco. “A educação tem sido o carro-chefe do governo de Pernambuco, que investe acima de muitos outros estados, compromisso partilhado pelo Detran, reforçando a educação para o trânsito”. Marinho ainda lembrou que é preciso prezar pela prevenção e o PAT consolida tal propósito ao longo do ano.
Em Pernambuco, o PAT conta com 72 municípios aderentes, localizados no Sertão, Agreste, Zona da Mata e na Região Metropolitana do Recife. O concurso contou com a participação de 40 municípios e envolveu 122.875 alunos (63,51% da rede municipal) e 2.793 professores (19,4% da rede municipal). De 2016 até 2021, já foram alcançados 791.349 estudantes das redes municipais. Para o gerente da EPT, Ivson Correia, que agradeceu a todos os integrantes da EPT, “o maior prêmio é ver o trabalho aplicado nas escolas dos municípios”.