Visitou – O prefeito de Flores, Marconi Santana (PSB), esteve na sede do blog. Eleito para o 4º mandato de prefeito, com 63,14% dos votos, totalizando 7.404, Marconi mantém uma intensa agenda de ações e de aplicações de recursos que estão alavacando o crescimento social e econômico de Flores. Destacamos aqui, a construção do estádio de futebol, no Bairro Vila Nova, ponte do Bairro Alto Pedro de Souza, reforma e ampliação de 16 escolas e construção de passagem molhada no Sítio Varjota; região rural do distrito de Fátima.
Lançamento – O prefeito Evandro Valadares, de São José do Egito, está vibrando com o projeto da Secretaria Municipal de Educação, que vai realizar na próxima quinta-feira (16), o lançamento do livro Rimas que Salvam. Segundo o Secretário Henrique Marinho, este projeto surge no momento de pandemia causado pelo vírus do COVID 19, e tem como objetivo incentivar a leitura e a produção de poesia popular com os alunos do Ensino Fundamental II ( 6º ao 9º ano),levando em consideração os cuidados pessoais e sociais que devem ser tomados durante o período da pandemia. O projeto contou ainda com a participação de Poetas de São José do Egito, nomes como Vinícius Gregório, Isabelly Moreira, Naldirene Barros e Antônio Marinho, atuando como padrinhos em cada turma, ao mesmo tempo que também eram jurados na seleção das poesias para a publicação do livro. O lançamento, será no Centro de Inclusão Digital 19h, na mesma ocasião os alunos estarão autografando a obra, em seguida os mesmos serão encaminhados para as bibliotecas das Escolas da Rede Municipal de Ensino.
Em Brasília – O prefeito de Iguaracy, Zeinha Torres, embarcou para Brasília nesta segunda-feira (13), juntamente com o Deputado Federal, Renildo Calheiros para Mobilização Municipalista, promovida pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). Entre as pautas que são prioridade do movimento no Legislativo estão: a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 23/2021 (parcelamento dos débitos previdenciários), a PEC 122/2015 (encargo vinculado ao repasse), a PEC 13/2021 (mínimo da educação em 2020), o Projeto de Lei (PL) 3339/2021 (regulamentação do Fundeb), o PDL 290/2019 (Organizações Sociais fora do limite de pessoal), entre outras.
Sem festa em praça pública – Em conversa com este blogueiro, o prefeito da Ingazeira-PE, Luciano Torres, confirmou que não haverá festa em praça pública na emancipação política da cidade Mãe do Pajeú. Segundo Luciano, no domingo (19), haverá a final do Campeonato Ingazeirense, na segunda-feira (20) dia da emancipação política, haverá uma agenda administrativa: às 18 horas missão de Ação de Graça, em seguida Corte do Bolo, inauguração da reforma do prédio da Prefeitura e por fim premiação do IPTU.Seguindo todos os protocolos sanitários.
Confraternização – Na noite de ontem realizei uma pequena confraternização de final do ano do nosso Blog. Com um jantar, contei com as presenças de funcionários,colaboradores, que durante todo ano sempre nos ajudam a ter sucesso e fazer cada vez mais crescer este trabalho.
Disse – “É um importante espaço para debatermos questões que afetam diretamente o pequeno produtor, ver novas perspectivas que fortaleçam seu trabalho e sua produção, melhorando a renda e a qualidade dos produtos levados ao mercado. É ouvindo e conversando que vamos transformando as lutas em resultados. Nosso compromisso continua em favor do homem e da mulher do campo”. (Presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco – IPA, Kaio Maniçoba, no encontro em Lagoa Grande, sobre a produção da agricultura familiar)
Frase – “Pernambuco tem a maior rede de Escolas em tempo integral do País”. (Governador Paulo Câmara)
Recebeu – O prefeito da Quixaba-PE, Zé Pretinho, recebeu em seu gabinete, o professor Evandi Lopes da Escola Municipal Joaquim Santana, acompanhado da Secretária de Administração Erica.“É muito gratificante ter um professor representando mais uma vez o município de Quixaba na etapa nacional da Olimpíada de língua portuguesa. Meus parabéns Evandi, conte sempre conosco”, pontuou o prefeito.Se reuniu – O deputado estadual Diogo Moraes, se reuniu ontem(13), com o secretário do Comércio Exterior (Secex), Lucas Ferraz, juntamente com integrantes da Unale, para apresentar ao Governo Federal nossa preocupação com os impactos que o acordo comercial entre Brasil e países asiáticos poderá causar ao Polo de Confecções do Agreste. É inegável que a ampliação da rede de acordos comerciais do país é fundamental para a inserção do Brasil no comércio internacional, mas é preciso cautela com setores mais vulneráveis que, com as reduções de tarifas de importação e barreiras não tarifárias, podem sofrer com a retração da produção, o encerramento de empresas, a precarização do trabalho e o desemprego.
Sediará – Na quinta-feira (16), Caruaru sediará a 13ª Noite dos Poetas Cantadores. O evento ocorrerá a partir das 20h, no Teatro do Sesc. A organização é do declamador Espingarda do Cordel. A programação contará com três duplas dos maiores repentistas da atualidade: Rogério Meneses e João Lídio; Daniel Olímpio e Erasmo Ferreira; João Lourenço e Hipólito Moura. O cantador Raullino Silva realizará um momento especial interpretando canções de viola. Os declamadores Raudênio Lima, Jefferson Moisés e Espingarda do Cordel também abrilhantarão o evento, que será apresentado por Iponax Vila Nova.
Aprovada – A proposta que confere novo disciplinamento à licença-paternidade do servidor público da administração direta, autárquica e fundacional foi aprovada, nesta segunda, pela Comissão de Justiça da Assembleia Legislativa. De acordo com a matéria acatada, o prazo de licença-paternidade vai passar de 15 para 20 dias consecutivos, seja por nascimento ou adoção de filhos. Outros acréscimos à legislação permitem a ampliação para até 180 dias consecutivos a duração da licença para o servidor estadual, na hipótese de morte da mãe durante o período de licença-maternidade. A medida tem a finalidade de proteger os direitos do recém-nascido, garantindo que receba os cuidados básicos essenciais nos primeiros meses de vida.
Perguntar não ofende – Até quando a Prefeitura de Tabira vai usar da perseguição política?