Foram dois meses de visitas e acompanhamentos a 23 unidades prisionais e duas cadeias públicas no estado. A Caravana da Secretaria Executiva de Ressocialização “Todos pela Seres”/ 2021 saiu no dia 20 de setembro, com o objetivo de avaliar todas as unidades prisionais.
Nesta segunda-feira, 06, fez um balanço dos trabalhos realizados por 13 policiais penais com o apoio de instituições como, as Secretarias de Saúde, Educação e Planejamento. O encontro, no clube do Sindsprev, na BR 101, segue até esta terça-feira, 07.
Durante a Caravana /Seres 2021 foram avaliados diversos aspectos como: a estrutura dos prédios, pintura, sistema elétrico e de esgoto; prestação de serviços; frequência escolar dos apenados; além da limpeza, que contempla a disponibilidade de lixeiras, aplicação de coleta seletiva e se o ambiente está higienizado, bem como o sistema de prevenção e controle de incêndio, ventilação, acomodação e acessibilidade. Este é o sexto ano da Caravana.
Segundo o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, a iniciativa é fundamental para as unidades prisionais do estado. “Acho necessário nos anteciparmos aos fatos para vencer os obstáculos, e a Caravana tem essa finalidade, realizar o levantamento das necessidades prisionais, a fim de melhorarmos cada vez mais o sistema penitenciário”, destaca.
Nestas segunda e terça, servidores da Seres e Policiais penais estarão reunidos para avaliar todo o levantamento feito durante os dias da caravana, e, em oficinas temáticas irão planejar as ações para 2022. (Foto: Surama Negromonte)