Chega ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE), nesta quarta (1º) e quinta (02), o Testa PE, programa de testagem em massa da população para detecção da Covid-19. O exame estará disponível das 8h30 às 13h, para o público em atendimento e funcionários do órgão. No caso do público em atendimento, a testagem será realizada ao lado do casarão localizado na entrada da sede do Detran-PE, na Iputinga. Já os servidores do departamento podem fazer o teste em área específica interna. A testagem é voluntária e busca ampliar e detectar casos de Covid-19, por meio de Testes Rápidos de Antígeno (TR-Ag), na população estadual. O resultado sai em torno de 30 minutos.
O teste rápido de antígeno é feito por meio de coleta de material biológico da nasofaringe (nariz e garganta). Para a coleta do material é utilizado um swab nasal (espécie de cotonete). O teste pode ser feito por pessoas assintomáticas ou com sintomas, ou ainda que tenham tido contato com indivíduos com suspeita ou casos confirmados de infecção. Duas equipes com unidades móveis vão atuar para realização da testagem.
De acordo com o diretor presidente do Detran-PE, Roberto Fontelles, “a testagem é uma oportunidade para verificar a ocorrência de novos casos e, assim, tomar medidas de precaução para evitar a propagação da doença”. Desde o início da pandemia o Detran-PE tem adotado medidas de prevenção para a proteção de servidores e da população. Entre as ações implantadas, consta o uso obrigatório de máscaras, distanciamento social, disponibilização de álcool 70º, divisórias em acrílico nos pontos de atendimento e higienização dos espaços.
O Testa PE atua por meio de três eixos para ampliação de exames: ampliação da testagem em serviços de saúde; busca ativa de novos casos em locais com grande circulação de pessoas; parceria com o setor público, privado e terceiro setor, tendo como alvo os trabalhadores. O teste rápido também contribui para agilizar o atendimento do paciente com quadro suspeito de Covid-19 e o tratamento dos casos confirmados.