A Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE), órgão ligado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), lançou, nesta quinta-feira (18), o edital Ciência, Tecnologia e Inovação nos Museus de Pernambuco. Com o investimento total de R$ R$ 1.050.000,00, a ação visa incentivar a pesquisa científica nessas instituições.
O edital alcança os espaços científico-culturais, planetários, jardins zoobotânicos, parques de ciência e instituições similares, visando promover estímulo à criatividade, à observação, à experimentação e, também, à interdisciplinaridade no campo da pesquisa, divulgação e popularização dos seus acervos, contribuindo para a melhor prestação de serviços à sociedade.
Serão oferecidas, no total, 150 bolsas de incentivo acadêmico para promoção de estudos para as instituições. Desse total, 30% em cotas, equivalente a 45 bolsas, serão destinadas aos municípios do interior do Estado. Os interessados devem enviar suas propostas até o dia 03 de janeiro de 2022, por meio do sistema AgilFAP (htttp://agil.facepe.br). As propostas aprovadas serão contratadas em fevereiro de 2022 e terão vigência de 12 meses.
A proposta submetida deve apresentar de forma clara o conjunto de entregáveis (ou seja, oficinas, exposições, palestras interativas etc) que serão realizados para a instalação e o fortalecimento do Museu, com indicação do quantitativo de bolsistas para cada um, bem como as atividades em que os profissionais beneficiados estarão inseridos. É preciso também explicitar as formas de acompanhamento e avaliação do desempenho dos bolsistas a serem implantadas pela instituição de modo a maximizar os resultados do projeto.