A chapa Advocacia Mais Unida, que tem como candidatos à Presidência da Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco (OAB-PE), Fernando Ribeiro Lins e Ingrid Zanella, comemora o apoio maciço dos presidentes de subseccionais do interior do estado e a maior quantidade de candidatos nas eleições de 16 de novembro. Resultado que as ações realizadas para a advocacia interiorana pela atual gestão da OAB-PE, com Bruno Baptista e Ingrid, e da Caixa de Assistência dos Advogados de Pernambuco (CAAPE), com Fernando, são reconhecidas pelos advogados e advogadas militantes.
“Fernando é um candidato que tem o DNA do interior, tendo em vista todo o trabalho e a presença dele nesses três anos em que esteve à frente da CAAPE, sempre disponível para auxiliar nossa advocacia. Aqui mesmo em Caruaru, tivemos a conquista da nova sede, e tivemos a instalação de novas salas da advocacia em Bonito e Bezerros, novos pontos da CAAPE, distribuição de álcool em gel e máscaras, vacinação contra a gripe. Em plena pandemia, Fernando pegou o carro dele até Petrolina pra visitar cada subseccção para saber como estava a advocacia do interior. É por isso que ele tem o apoio dos 25 presidentes”, comentou o presidente da subseccional de Caruaru, que concorre à reeleição.
O apoio maciço das subseccionais se reflete não apenas no apoio dos atuais presidentes, mas nos candidatos que apoiam a chapa da Advocacia Mais Unida, presentes em todas as cidades que possuem subseccionais, contra somente 8 da chapa da oposição. Por outro lado, a presença do interior é demonstrada na chapa da Advocacia Mais Unida. São muitos representantes espalhados nas composições do Conselho Federal, Conselho Estadual, CAAPE e ESA-PE.
“É muito simples. Fernando e Ingrid têm esse apoio pelo olhar que essa gestão teve com o nosso interior. Esse olhar de cuidado, de valorização, está sendo o peso da gente fechar com Fernando. Ele não prometeu, ele fez. Não teve um pedido do interior, uma reivindicação, que ele, Bruno e Ingrid não chegaram junto. Uma gestão que valorizou a advocacia interiorana e a mulher advogada”, destacou Ana Bernardo, ex-presidente da subseccional de Carpina e que concorre a uma das vagas do Conselho Federal.
O apoio à advocacia do interior, junto com as ações para a advocacia feminina e a Jovem Advocacia estão entre os focos da gestão de Bruno Baptista, Ingrid Zanella e Fernando Ribeiro Lins. Eles construíram vários parlatórios nas cadeias do interior, apesar de se tratar de uma obrigação do Poder Judiciário, montou salas de advogados nos fórum, construiu novas sedes em Caruaru, Garanhuns e Vitória, fez a mudança das sedes de Jaboatão dos Guararapes, Afogados da Ingazeira e Timbaúba e a reforma da sede de Goiana.
A chapa também conta com Juliane Lima (Garanhuns) como secretária-geral e Dyego Patrick (Petrolina) na CAAPE, os ex-presidente sde subseccionais Flaviana Pacheco (Arcoverde), Alexandre Torres (Petrolina), Augusto Ramos (Pesqueira), Taciana Magalhães (Limoeiro), Estefferson Nogueira (Serra), Filipe Sampaio (Caruaru), Wdson Pyerre (Arcoverde) e os advogados Carlúcia Lapenda (Surubim), Ielva Melo (Palmares), José Florentino Toscano (Afogados da Ingazeira) na chapa do Conselho Estadual.
Desde a pré-campanha, Fernando Ribeiro Lins e os demais integrantes do Movimento Advocacia Mais Unida visitou não apenas as 25 cidades que possuem subseccionais, como outros municípios do interior, a fim de ouvir as demandas e as sugestões de propostas da advocacia interiorana. Entre elas estão Floresta, Águas Belas, Sertânia, São José do Egito, Tabira, Triunfo, São José da Coroa Grande, São Bento do Una, Sanharó, Bezerros, Canhotinho, Lajedo, Jatobá, Tacaratu, Belém do São Francisco, Cabrobó, Flores, Santa Cruz da Baixa Verde e São José do Belmonte.