Os novos Patrimônios Vivos de Pernambuco serão diplomados nesta terça-feira (17), em um das ações que integram a programação da 14ª Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco. Secult-PE e Fundarpe concederão os títulos durante a celebração pelo Dia Nacional do Patrimônio Histórico, a partir das 10h, com transmissão ao vivo pelo YouTube (www.youtube.com/SecultPE). A solenidade contará ainda com um pronunciamento do governador do Estado, Paulo Câmara.
Durante a ocasião, haverá também a entrega do 6º Prêmio Ayrton de Almeida Carvalho de Preservação do Patrimônio Cultural de Pernambuco. A agenda completa do evento, que segue 100% on-line até o dia 24 de agosto, com o tema “Estações do Patrimônio: Redes, Memórias e Afetos”, está disponível aqui: http://www.cultura.pe.gov.br/wp-content/uploads/2021/08/Portal-Programac%CC%A7a%CC%83o-14%C2%AA-Semana-do-Patrimo%CC%82nio.pdf
A cerimônia de diplomação vai incluir os Patrimônios Vivos eleitos nos concursos de 2020 e 2021. No ano passado foram escolhidos: Mestra Ana Lúcia (Coco – Olinda); Clube Carnavalesco Misto Elefante de Olinda (Frevo – Olinda); Grupo Cultural e Religioso Guardiões(ãs) de São Gonçalo de Itacuruba (Dança de São Gonçalo – Itacuruba); J. Michiles (Frevo – Olinda); As Pretinhas do Congo (Cultura Negra – Goiana) e Dona Menininha do Alfenim (Doceira – Agrestina).
Em 2021, os escolhidos foram: Mestre Luiz Antônio (Barro – Caruaru), Maria Jacinta Sampaio da Silva (Mestra de Reisado – Santa Maria da Boa Vista), Marliete Rodrigues (Barro – Caruaru), Velho Xaveco (Pastoril – Recife), Mãe Beth de Oxum (Coco – Olinda), Caboclinho União 7 Flexas (Goiana).
Já o 6º Prêmio Ayrton de Almeida Carvalho, que tem como objetivo reconhecer anualmente ações voltadas à preservação, sobretudo, da memória cultural do Estado, será dado às seguintes iniciativas: 1 – Formação: “Mais Mamulengo, Menos Barbie” (1ª colocada); “No Meu Terreiro Tem Arte” (2ª colocada); 2- Promoção e Difusão: “Saber de Parteira” (1ª colocada); “Mulheres da Roda do Samba de Coco Arcoverdense” (2ª colocada); 3- Acervos Documentais e Memória Cultural: “Inventariando o Patrimônio: Criação, Organização e Difusão do Acervo Etnográfico Permanente e Documental do Museu do Mamulengo de Glória do Goitá” (1ª colocada) e “Cariri 100 Carnavais” (2ª colocada).
PROGRAMAÇÃO
Os eventos da 14ª Semana do Patrimônio prosseguem à tarde, nesta terça-feira (17), com uma roda de conversa com vencedores do 6º Prêmio Ayrton de Almeida Carvalho de Preservação do Patrimônio Cultural de Pernambuco, que serão diplomados pela manhã. O bate-papo ocorre entre 14h e 15h30, com transmissão pelo www.youtube.com/SecultPE.
Depois, das 16h às 18h, também no YouTube, acontece o webnário “Experiências de inventários do patrimônio imaterial: participação social, memórias, redes e afetos”. Luiz Mollinari, diretor de Promoção do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais, vai falar sobre “Inventários de bens imateriais e ICMS Cultural em Minas Gerais”. Regina Abreu, que é antropóloga e professora doutora titular da UNIRIO, discorrerá com o tema “Observatório Patrimônio Cultural do Sudeste”. Mariana da Silva Kimie Nito, doutoranda em Arquitetura e Urbanismo pela USP, e Alberto Luiz dos Santos, doutorando em Geografia também pela USP, falarão juntos a respeito da “Educação Patrimonial e de aplicação do Inventário Participativo Restauro Estação Ferroviária Campo Grande, Santo André – SP”. A mediação é de Marcelo Renan e Luciana Gama, ambos da Fundarpe.
Encerrando o dia, Paulo Cunha, pesquisador e consultor da Cinemateca Pernambucana (Fundaj) participa da live “Conexão Patrimônio: Audiovisual”, das 18h às 19h. A mediação ficará por conta de Renata Echeverria Martins, coordenadora da Semana do Patrimônio (Fundarpe). A transmissão será no YouTube da Secult-PE.
ABERTURA
O pontapé inicial da 14ª Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco ocorreu nesta segunda-feira (16), às 14h, com a conferência de abertura proferida pelo professor Eduardo Romero de Oliveira, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), que discorreu sobre o tema que marca a edição deste ano e sua pesquisa sobre patrimônio ferroviário brasileiro. É possível assistir à palestra na íntegra aqui.
“A Semana do Patrimônio já se consolidou no calendário estadual como um dos eventos mais importantes para discutir a questão da preservação dos nossos bens culturais. Temos como objetivo, acima de tudo, sensibilizar, provocar e convocar a sociedade ser parceira na política de preservação que, claro, é papel do poder público, mas que podemos ter como aliadas iniciativas e ações encabeçadas por membros da sociedade civil”, afirmou Marcelo Canuto, presidente da Fundarpe.
O secretário Gilberto Freyre Neto chamou a atenção para as parcerias com outras instituições de preservação de patrimônio, nas esferas federal, estadual e municipal. Neste ano, 21 municípios participam da Semana do Patrimônio. “Isso é realmente maravilhoso, diante do desafio de contemplar todo o Estado de Pernambuco. São 185 municípios com uma riqueza enorme cada um deles. E, certamente, a cada nova edição da Semana do Patrimônio, vemos o aumento de interesse de participação desses municípios”, destacou o secretário.
O professor Eduardo Romero também falou a respeito da integração entre instituições. “Fico bastante feliz de estar presenciando, ainda que virtualmente, esses diferentes órgãos atuando e colaborando com relação à atuação no campo das políticas culturais de preservação do patrimônio. É uma demonstração da dedicação que o Estado de Pernambuco dá para com esses bens culturais e sua representatividade”, declarou o pesquisador. É possível acessar a todas as publicações e pesquisas realizadas pelo professor dentro do tema do patrimônio ferroviário neste link: https://unesp.academia.edu/ERomerodeOliveira