Com as chuvas e alagamentos, muitos motoristas podem ser surpreendidos com a perda da placa de seus veículos. Diante da questão, o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) alerta os motoristas para substituir a placa o mais rápido possível, procurando um posto de atendimento do Detran mais perto de casa. O atendimento pode ser realizado na sede do órgão, na Iputinga, nas lojas de atendimento dos shoppings centers e nas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans), onde é solicitado a ordem de emplacamento. De posse da ordem, deve ir até uma das lojas de placas credenciadas para providenciar o emplacamento. A Diretoria do Detran-PE enviou Ofício Circular para as entidades fiscalizadoras do Sistema Nacional de Trânsito (SNT), solicitando apoio na fiscalização.
Para fazer a solicitação de nova placa dianteira, não é necessário realizar uma vistoria prévia. Já, no caso da placa traseira, só é possível obter a ordem de emplacamento após realização de inspeção veicular, ou seja, com vistoria. O serviço está sendo disponibilizado sem agendamento, por um período de 10 dias úteis, ou seja, de hoje (10) até a segunda-feira (23 de agosto de 2021).
Os veículos que ainda estejam com placa cinza, será necessária vistoria e colocar o par de placas modelo Mercosul. Já os veículos que têm placa Mercosul e que perderam a placa traseira, devem fazer vistoria, além da ordem de emplacamento.
O Detran-PE lembra que, de conformidade com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conduzir o veículo sem qualquer uma das placas de identificação é Infração gravíssima, resultando em 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação e uma multa de R$ 293,47, além disso, o carro é apreendido.