Motoristas e motociclistas que circularam nas imediações da fábrica Tacaruna, no final da última sexta-feira (09), foram abordados por operação do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE), voltada para a prevenção de acidentes. Com as novas regras do plano de convivência com a Covid-19, e o maior tempo de funcionamento de bares e restaurantes, a fiscalização, de caráter preventivo educativo, priorizou conscientizar os condutores da importância de evitar a mistura álcool e direção. A ação abordou cerca de 300 veículos entre carros e motocicletas.
A operação foi formada por técnicos da Coordenadoria de Educação para o Trânsito do órgão e agentes da Diretoria de Fiscalização de trânsito. A equipe utilizou um painel com orientações para evitar unir direção e bebida alcóolica, e contou com o Detran Itinerante, caminhão dotado de equipamento e infraestrutura para ações externas.
Outro ponto abordado durante a operação, foi o alerta sobre as penalidades para quem avisa a outros condutores da localização de blitz para que mudem seu trajeto, caso tenham ingerido álcool. A atitude é considerada crime previsto no Código Penal, no Artigo 265, como atentado contra a segurança pública e tem como pena reclusão de 1 a 5 anos e multa definida por juiz. Já pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir sob efeito de álcool, é uma infração gravíssima com multa de R$ 2.934,70. Esse tipo de comportamento também foi tratado pelos agentes que utilizaram o sistema de drive in para fazer a explanação durante a blitz.
Além das questões específicas de trânsito, outro ponto tratado na operação foi a segurança de motoristas, principalmente os profissionais do transporte remunerado, que ao alertar sobre pontos de blitz colocam em risco a segurança dos colegas. Para isso, a ação contou com agentes da Diretoria de Fiscalização de Trânsito do Detran-PE, Operação Lei Seca, representantes da Escola Pública de Trânsito (EPT) em parceria com a Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran).
A atuação de uma blitz não fica resumida apenas ao consumo de álcool ou outras drogas. Durante a operação vários pontos costumam ser verificados para detectar irregularidades ou possíveis problemas relacionados à segurança de condutores e passageiros. Numa blitz, geralmente os agentes de trânsito conferem: se o condutor é habilitado e se a Habilitação está em dia, se todos no veículo estão usando o cinto de segurança, se o condutor está sob efeito de álcool e se o veículo está em boas condições de funcionamento e conservação. A inspeção, nesse caso realizada por policiais militares e agentes de trânsito, inclui também o porta-malas para verificar a possibilidade de ocultação de armas, drogas ou ocorrência de sequestro.
Fora comunicar sobre a realização de fiscalizações, outro ponto considerado infração é a evasão de blitz. Aí, a questão é abordada pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), no artigo 195, e considerada grave, com multa de R$ 195,23 e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do condutor. Para o diretor-presidente do Detran-PE, Roberto Fontelles, a iniciativa contribui “Estamos oferecendo informações importantes para garantir a segurança dos motoristas, tanto na condução dos veículos, quanto na atuação com relação ao demais envolvidos na circulação de trânsito”.
A Blitz Preventiva destacou a conduta correta que todo motorista e motociclista deve adotar na condução de seu veículo. A ação foi desenvolvida reunindo, no máximo, três veículos por vez para seguir as recomendações sanitárias de distanciamento social. Todos os profissionais envolvidos utilizaram máscaras e álcool em gel, como medida de prevenção contra a Covid-19. Além disso, ocorreu a simulação da interceptação policial como alerta sobre a possibilidade de sequestro ou de crime similar. Os veículos abordados foram dispostos lado a lado, possibilitando a visualização da abordagem simulada, realizada por agentes da Fiscalização do Trânsito e policiais do BPTran, que ao abrirem o porta-malas do veículo encontravam uma faixa com os dizeres: “Aqui poderia estar alguém que você ama. #nãodivulgueblitz”.