Com o objetivo de capacitar jovens maiores de 18 anos em situação de risco, para atuarem como condutores de turismo, a Secretaria de Turismo e Lazer, por meio da Empetur, inicia uma série de oficinas em espaços culturais locais. Nesta quarta-feira (23), o primeiro município a receber a formação é o município de Barra de Guabiraba, no Agreste pernambucano.
“Formar e capacitar pessoas no turismo são de suma importância para o desenvolvimento de uma região. Nossa nova ação irá promover a inserção de jovens no mercado de trabalho, oferecendo uma oportunidade de eles ganharem conhecimento e atuarem na condução de turistas em suas cidades. Queremos, dessa forma, incentivar que eles saiam da situação de risco e ganhem uma profissão. Vamos iniciar com seis municípios, e hoje estreamos na cidade de Barra de Guabiraba ”, comenta o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes.
Na oficina, serão abordados temas como: Fundamentos do turismo; Condutor de patrimônio cultural; Qualidade no atendimento ao turista; Atrativos culturais, além de visitas in loco com atividades práticas. Cada turma é composta de 20 jovens, selecionados pelos municípios participantes.
Além de Barra de Guabiraba, a capacitação será realizada nos municípios de Nazaré da Mata, Ilha de Itamaracá, São Joaquim do Monte, Bonito e Cabo de Santo Agostinho.
A ação acontece a partir das 9h, na modalidade híbrida (remota e presencial), com estrutura de apresentação montada no município. O projeto conta com a parceria da Secretaria Estadual de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas e da Prefeitura de Barra de Guabiraba.