Com foco na otimização do ambiente de trabalho, a Secretariaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE) vem, periodicamente, reorganizando a estrutura de sua sede, localizada no bairro do Espinheiro, no Recife. A iniciativa tem resultado na desmontagem de alguns espaços, gerado, em parte, pela adoção do teletrabalho – regulamentado pela Instrução Normativa nº 04 – implantado pela SCGE desde 2018 e ampliado em 2020, em decorrência da pandemia do novo coronavírus.
A mobília excedente, de acordo com Filipe Castro, secretário-executivo da SCGE, tem sido catalogada e transferida para outros órgãos do Poder Executivo estadual. A primeira instituição a ser contemplada foi a Secretaria Estadual de Saúde (SES). Recentemente, reconhecendo o esforço da SES para estruturar sua Unidade de Controle Interno (UCI), a SCGE liberou 80% dessa mobília excedente. Os itens repassados pela Controladoria vão compor a UCI e outros espaços da SES. “O apoio para que as demais secretarias e órgãos de Estado organizem suas áreas de controle interno faz parte da estratégia da SCGE”, frisa Filipe.
Rafael Manço, diretor de Planejamento e Gestão (DPGE/SCGE), destaca que foram repassados para a Saúde, 101 itens, dentre cadeiras giratórias, mesas retas, estações de trabalho, gaveteiros e mesas de apoio. Ele ressalta que outras transferências serão feitas para as secretarias de Defesa Social (SDS); Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas (SPPVD); e Justiça e Direitos Humanos (SJDH).
“A requalificação dos ambientes, com a redução do número de andares que passamos a utilizar, além da comodidade, também levou em consideração a contenção dos gastos com custeio de energia, limpeza, água, manutenção, dentre outros itens, no âmbito da Controladoria. Isso sem contar com a possibilidade de auxiliar outras instituições de Governo com as transferências”, comemora.