Executado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, o Programa CapacitaSUAS PE deu início, este ano, a uma nova etapa de atuação, sendo realizado de forma 100% de forma virtual, o que se torna referência nacional. Até o próximo dia 30 de junho, serão realizados oito cursos e dois encontros de supervisão técnica. São encontros voltados aos trabalhadores/as da Assistência Social do Estado. Nesse período, serão realizadas aulas nas regiões do Agreste, Zona da Mata, Sertão e Regiões Metropolitana no Recife.
Entre os temas abordados estão “O autocuidado como proteção à saúde mental”; “Diagnóstico socioterritorial com foco no enfrentamento do trabalho infantil”; “Atualização em indicadores para diagnóstico e acompanhamento do SUAS e estratégias de enfrentamento à pobreza”; “Contextualização das drogas e interfaces com o sistema socioeducativo; “Metodologia de Trabalho com Famílias”; “Marcos regulatórios da sociedade civil”; Introdução ao provimento dos serviços e benefícios socioassistenciais do SUAS; “Controle Social em prática no SUAS” e “Metodologia de Trabalho com Famílias”.
O objetivo é promover a qualificação e valorização dos profissionais, baseada nos princípios da educação permanente e na interdisciplinaridade. O planejamento para o ano de 2021 são 5.075 vagas disponíveis para os trabalhadores do SUAS. Ao todo são cinco modalidades de cursos: Cursos introdutórios e de atualização – 40 horas; Cursos introdutórios – 20 horas; Supervisão técnica – 30 horas; Seminário / Webinar – 04 e 08 horas e Cursos de Ensino a Distância / EaD – 20 horas.
Os cursos são realizados de forma remota (síncronas, assíncronas e autoinstrucionais), com a utilização de Ambiente Virtual de Aprendizagem, através da plataforma Google Sala de Aula e Google Meet. Além disso, todo conteúdo apresentado e discutido estarão disponíveis para download na página do CapacitaSUAS/PE.