Home » Sem categoria » Guias de turismo e empreendedores do Vale do Catimbau serão qualificados para a retomada das atividades

Guias de turismo e empreendedores do Vale do Catimbau serão qualificados para a retomada das atividades

Para que haja um retorno gradual, seguro e responsável do turismo na região do Vale do Catimbau, em Buíque, a Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco, a Empetur e o Sebrae-PE assinaram o convênio, na manhã desta quinta-feira, na sede da prefeitura do município, da ação “Desenvolvimento da Atividade Turística do Parque Nacional do Vale do Catimbau”. A iniciativa vai promover a qualificação de 231 empreendedores e guias de turismo que atuam na região. Estavam presentes na formalização do projeto o secretário de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes; a diretora técnica do Sebrae em Pernambuco, Adriana Côrte Real, e o prefeito de Buíque, Arquimedes Valença.

O conteúdo a ser oferecido abrangerá desde o Curso Técnico de Guia para os condutores do Vale do Catimbau à formalização dos pequenos negócios do setor. Também estão previstas formações na área de Gestão dos empreendimentos de hospedagem, Marketing e Empreendedorismo. O curso técnico de Guia de Turismo será em formato híbrido (EAD e presencial). O projeto terá duração de 12 meses, iniciando em junho de 2021 com término em junho de 2022 para até 20 pessoas por temática.

“O Vale do Catimbau é um dos principais cartões-postais de Pernambuco, tem um potencial imenso para o turismo. Esta iniciativa de qualificar os profissionais da região vem para atender o aumento da demanda de visitantes que já é vista em Buíque, e que promete crescer ainda mais. A tendência é cada vez mais as pessoas buscarem a interação com a natureza, o ecoturismo. Essa parceria com o Sebrae é importantíssima para fortalecer a cadeia do segmento na região”, comenta o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes.

Dentre os principais objetivos do projeto, estão o fomento à melhoria dos destinos do Estado, reforçando a interiorização da atividade turística; a expansão das possibilidades de emprego e renda para a população local; o investimento nos recursos humanos como forma de desenvolvimento do turismo e a elevação da qualidade na prestação dos serviços turísticos.

“A qualificação desses empreendedores e de outros trabalhadores que atuam na atividade turística vai potencializar a interiorização do segmento em Pernambuco, de maneira profissional e segura, e será fundamental para a profissionalização dessa atividade na região”, destacou Adriana Côrte Real, diretora técnica do Sebrae em Pernambuco.

Inicialmente, os cursos serão voltados a empresas e profissionais de Buíque, em especial, aos condutores de turismo que atuam dentro do Parque Nacional do Vale do Catimbau. Empreendedores do trade dos municípios de Venturosa, Tupanatinga e Ibimirim poderão participar a depender das vagas.

A programação das capacitações inclui atividades como: palestra de lançamento e apresentação do Projeto; Oficina: Turismo e Sustentabilidade – Criando Oportunidades; Curso Técnico: Guia de Turismo – EAD; Palestra – Formalização dos pequenos negócios do setor de turismo; Oficina: Inserção dos pequenos negócios no digital; Oficina – Aumentando as suas vendas com um click: fotografia pelo smartphone; Oficina – Turismo Acessível – como lidar com pessoas com deficiência; Oficina: Ecoturismo e Educação Ambiental; Palestra – Qualidade no atendimento ao turista; Oficina – WhatsApp Business- Ferramentas e como me comportar com os meus clientes; Curso-Gestão de Pousadas e Pequenos Meios de Hospedagem; 12-Oficina – Boas práticas de higiene e manipulação de alimentos; 13-Oficina: Fortalecendo a gastronomia Regional.


Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments