Por Tarsila Castro
Para incentivar o comércio varejista e evitar o fluxo intenso de pessoas em um mesmo horário para as compras do Dia das Mães, uma das principais datas para o varejo, o Governo de Pernambuco publicou no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (04), portaria que determina a ampliação dos horários de funcionamento do comércio para os dias 7, 8 e 9 de maio. Na sexta-feira (07) e no sábado (08), os estabelecimentos podem funcionar das 08h às 20h. Já no domingo (09), Dia das Mães, o comércio pode abrir das 08h às 18h.
Para os três dias, a capacidade é limitada a um cliente a cada 10 metros quadrados em áreas de circulação e um cliente a cada 5 metros quadrados em área interna de loja. Em diálogo permanente com lideranças econômicas, a ampliação atende à solicitação das entidades representativas do setor.
O presidente da Associação Pernambucana de Shopping Centers (Apesce), Paulo Carneiro, avalia como positiva a resposta do governo do Estado ao pleito das entidades representativas do comércio. “Com a ampliação do horário de funcionamento de sexta a domingo, será possível diluir o atendimento ao público que vai às lojas em busca do presente para as mães. Com mais tempo e com os cuidados oferecidos aos clientes, haverá segurança para todos”, explica.
Ainda de acordo com Paulo Carneiro, os cerca de 4 mil lojistas e seus 50 mil funcionários estão animados e preparados para gerar boas vendas, que devem refletir, também, na opção on-line, com entrega por drive-thru e delivery.
O presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas do Recife (CDL Recife), Fred Leal, afirma que a medida é importante para o período. “A expectativa é muito boa com essa ampliação. Esse horário é para evitar aglomeração e para o consumidor ter uma maior comodidade para os dias que são realizadas as compras do presente de Dia das Mães. Vai ser melhor para as vendas no comércio e para o consumidor, porque vai evitar que muitas pessoas se dirijam aos estabelecimentos em um mesmo horário. Temos que lembrar que no ano passado praticamente o mês de maio foi fechado”, pontua o presidente.
“Nós tivemos o dia 1º de maio, que pela primeira vez o comércio foi aberto e os comerciantes ficaram satisfeitos. Agora nós temos o Dia das Mães, depois vamos entrar em junho, que temos datas como o São João e o Dia dos Namorados. Então, a partir de agora, a tendência é crescer, evidentemente não na medida que a gente esperava, mas vai normalizando aos poucos. Além disso, é fundamental manter o distanciamento, evitar aglomerações e utilizar máscara e álcool em gel”, complementa Fred Leal.
Atualmente, o Plano de Convivência das Atividades Econômicas com a Covid-19 determina que o funcionamento do comércio de bairro, de shopping centers e de centro tenha carga horária restrita, principalmente no que diz respeito às horas contínuas.
Ainda de acordo com a portaria, é obrigatório o cumprimento dos protocolos de funcionamento das atividades, principalmente no que diz respeito à lotação das lojas.