Moradora da Ilha de Joaneiro, em Campo Grande, há quase 50 anos, Marina Inácia Coragem, de 78, está vendo um sonho virar realidade. Demanda antiga de quem, assim como ela, vive na Rua Pedro Celso, as obras de drenagem e pavimentação da via estão saindo do papel e começando a mudar a cara da comunidade. As intervenções foram vistoriadas pelo prefeito João Campos nesta terça-feira (18). Obras semelhantes, executadas pela Secretaria de Saneamento do Recife, têm beneficiado localidades como Chié, Santo Amaro, Santa Terezinha e Vila dos Casados com investimentos de mais de R$ 5,7 milhões.
“Hoje estamos vistoriando as obras na Rua Pedro Celso, aqui na Ilha de Joaneiro, que está recebendo serviços de saneamento básico, que era uma demanda antiga da comunidade. Outras 65 obras como esta pela cidade ocorrem na cidade, sendo uma parte já pronta e as outras seguem em andamento com o saneamento, drenagem e pavimentação”, disse o prefeito João Campos. A parte mais adiantada da obra passa em frente à casa de dona Marina, uma das moradoras mais antigas da rua. “A gente lutou tanto, esperou tanto por uma Prefeitura que viesse aqui aqui ajeitar essa rua. Há tanto tempo isso era para ser feito e agora a gente espera que melhore, que não alague mais e não tenha mais a poeira”, conta a aposentada.
Ao todo, as mais de 60 ruas estão recebendo serviços de pavimentação, recuperação e complementação do esgotamento sanitário, drenagem e melhorias hidrossanitárias, com investimentos de R$ 5.713.130,84. Os trabalhos chegaram a 85% de conclusão, incluem os bairros de Santo Amaro e Campo Grande, e devem ser finalizados no primeiro semestre. O sistema de Saneamento Integrado em implantação está distribuído em uma área de 6,02 Km², onde residem cerca de 3,8 mil pessoas. Já foram concluídas 51 ruas, sete estão em andamento e duas a iniciar. No total, são 10.249,54 m2 de pavimentação, 3.936 metros de esgotamento sanitário e 3.779,98 de drenagem das vias.
Em Santo Amaro, as 14 ruas previstas já foram concluídas, o mesmo acontecendo com as 7 ruas do Chié. Na Ilha do Joaneiro, as obras estão 75% concluídas, com 18 ruas finalizadas e 4 em andamento. Por fim, em Santa Terezinha/Vila dos Casados, são 12 ruas concluídas e 3 em obras, totalizando 73% de conclusão.