O vai e vem diário no trânsito é capaz de provocar ansiedade, cansaço e muito estresse. Como consequência, crescem as possibilidades de sinistros, além de possíveis confrontos entre condutores. Para minimizar tais problemas, a Coordenadoria de Educação para o Trânsito do Detran-PE disponibiliza, gratuitamente, a partir de hoje (11), o curso em vídeo “Três ferramentas para lidar com o estresse no trânsito”. A capacitação integra as ações do Maio Amarelo, movimento que aborda a conscientização no trânsito, tem produção da Gerência de Produção Pedagógica (CTP) do órgão e pode ser acessado a partir da página inicial do site do Detran-PE.
A formação possui duração de 36 minutos conduzidos pela orientadora educacional de trânsito do Detran-PE, Raquel Lucchesi. O material tem a finalidade de oferecer uma reflexão sobre a responsabilidade de cada indivíduo e como aprimorar o comportamento no trânsito. O conteúdo traz conhecimentos de psicologia, educação e técnicas de respiração e meditação. São opções para uso em situações estressantes durante condução de veículos, mas que podem ser empregadas em casa para manter uma rotina mais descontraída.
O diretor-presidente do Detran-PE, Roberto Fontelles avalia que a responsabilidade de cada cidadão reflete na forma de agir e expressar reações. Por isso, “É importante ter consciência para interagir de maneira saudável e harmoniosa no trânsito”. Este ano, o Maio Amarelo utiliza o tema: “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas” e com esse lema o Detran-PE tem desenvolvido ações on-line para levar informações a toda população visando um trânsito mais humano.
O vídeo Três ferramentas para lidar com o estresse no trânsito, também está disponível no canal do Youtube do CTP Cursos pelo link: https://youtu.be/DwPytKR2aDc. Além da formação de condutores mais conscientes, o vídeo serve como recurso didático para instrutores de autoescolas, podendo ser utilizado para formação de novos motoristas e profissionais de trânsito.