Um espaço com folheteria e guias disponibilizados gratuitamente, atendentes bilíngues à disposição e funcionando nos locais de maior circulação de turistas do Estado. Os centros de atendimento ao turista (CATs) mantidos pelo Governo do Estado, por meio da Empetur, em quatro pontos do Recife e no Aeroporto de Petrolina são importante ferramenta para o turismo pernambucano por oferecerem as informações mais atualizadas para os visitantes que chegam a Pernambuco.
Para incentivar o surgimento de novos CATs nos diversos destinos, a Secretaria de Turismo de Pernambuco e a Empetur, por meio da Diretoria de Estruturação do Turismo (DET), promovem oficina online nesta terça-feira, das 10h às 12h. Sob o tema “Centro de Atendimento ao Turista: A importância nos Municípios e Orientações para Instalação”, a iniciativa busca fomentar a instalação e instruir sobre o papel dos CATs na orientação de turistas e visitantes.
O encontro é voltado para atender as demandas de gestores municipais e integrantes do trade turístico de todo o Estado por um espaço que possa funcionar como porta de entrada dos visitantes nas cidades. “Os Centros de Atendimento ao Turista servem de ponte entre os profissionais do setor e o público que nos visita. É essencial que os municípios contem com seus CATs para apoiar os turistas que chegarem e a DET, da Empetur, está disponível para ajudar neste processo de organização do CAT. Vamos dar todas as orientações e suporte necessários ressalta”, o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes.
Entre os temas a serem abordados no encontro estão a importância do CAT para o município, instalação e operacionalização, localização e estrutura física, além de detalhes sobre o atendimento, como a presença de atendentes bilíngues.
A oficina acontece de maneira remota em respeito ao protocolo sanitário de combate à Covid-19. O link para inscrição é o https://forms.gle/9T2AvVNymVDupRdX6.