Home » Sem categoria » Governo de Pernambuco discute importância da integração de ações para Primeira Infância

Governo de Pernambuco discute importância da integração de ações para Primeira Infância

Com objetivo de ampliar discussões sobre as políticas públicas voltadas para a primeira infância e, a partir disso viabilizar a garantia da proteção integral das crianças de 0 a 6 anos, o Governo de Pernambuco deu início, nesta terça-feira, ao Webinário Internacional Todos e Todas pela Primeira Infância, realizado de forma virtual via Youtube da Secretaria de Desenvolvimento Criança e Juventude de Pernambuco. O encontro visa destacar a importância de uma forte atuação nesse tema, estimulando ações de forma integrada e articulada, inclusive durante a Pandemia do Covid-19.

Durante a abertura das atividades, o secretário Sileno Guedes, relembrou que desde 2017 Pernambuco assumiu o compromisso com o Marco Legal da Primeira Infância, com o intuito de fortalecer políticas para esse público. “O governador Paulo Câmara vem desenvolvendo uma série de ações visando proteger a Primeira Infância e, nesse tema, o Governo de Pernambuco tem a característica de uma atuação intersetorial, ou seja, com a participação de diversas secretarias. Como exemplos de programas de suas secretarias, podemos citar o Criança Feliz, Olhar para as Diferenças, Criança Alfabetizada, Mãe Coruja e Atenção Redobrada. Todos eles demonstram a preocupação e o engajamento do Governo de Pernambuco na causa da Primeira Infância, apesar das dificuldades e da acentuação da desigualdade social”, disse o secretário Sileno Guedes durante a abertura.

No primeiro dia, o Webinário contou com a participação de algumas autoridades, entre elas o desembargador e coordenador da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Stênio Neiva. “Todos que lidamos com a primeira infância acreditamos no sucesso do encontro, não só porque é um tema de suma importância, como também porque estamos todos envolvidos no mesmo propósito de proteger e fortalecer a primeira infância”, comentou.

Durante a abertura, o coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa da Infância e Juventude, promotor Guilherme Lapenda, comentou sobre os desafios e dificuldades para o fortalecimento desta área, mas também da vontade de construir e andar de mãos dadas em face da primeira infância. “Precisamos estimular as crianças e criar qualidade de vínculos para elas, nessa época de vida, para que assim, ela possa desenvolver todo o seu potencial”, complementou.

No encontro, a Juíza Auxiliar da Presidência do CNJ e Gestora do Pacto Nacional pela Primeira infância, Tricia Navarro, ressaltou que todas instituições do Nordeste estão unidas em prol dessa causa e a realização de eventos como esse demonstram essa força. As palestras desta terça-feira foram sobre Políticas Integradas pela Primeira Infância e Experiência no Programa Primeira Infância no SUAS.

A atividade, que já teve mais de 4,5 mil visualizações somente nesta terça-feira, ainda contou com a participação da Presidente do Centro de Desenvolvimento e Cidadania, Ana Nery, do Diretor do Instituto Promundo, Miguel Fontes, e de Geruza Felizardo, secretária executiva de Assistência Social do Recife, representando as instituições responsáveis pela atividade.

O webinário continua nesta quarta com palestras como “A importância da integração das políticas públicas para a proteção e promoção do desenvolvimento na primeira infância”; “Experiências intersetoriais de Pernambuco” e “Um Olhar para as experiências estaduais no contexto da pandemia”.


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários