Home » Sem categoria » Dia para conscientizar sobre o convívio no trânsito

Dia para conscientizar sobre o convívio no trânsito

Uma data para marcar o respeito e a segurança no trânsito. Assim é o Dia Nacional da Paz no Trânsito, comemorado nesta quarta-feira, 21 de abril. Escolhido com a finalidade de conscientizar a sociedade, o dia serve para lembrar as práticas diárias e o comportamento adequado para diminuir acidentes e trazer mais segurança nas ruas para pedestres e motoristas. Além dos riscos físicos, a convivência no trânsito inclui também questões emocionais e financeiras, caso não ocorra respeito mútuo e cumprimento das leis.

Para o diretor-presidente do Detran-PE, Roberto Fontelles, é importante despertar a conscientização para garantir uma postura mais saudável no dia a dia. “O dever de manter o respeito é de todos, tanto dos motoristas quanto de motociclistas, ciclistas e pedestres, o que vai permitir reduzir acidentes e demais problemas no trânsito”, considera. Este ano, o Dia Nacional da Paz no Trânsito chega com as modificações no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que passou a vigorar em 12 de abril com 57 alterações decorrentes da Lei 14.071/2020.

O motorista consciente contribui com a paz no trânsito ao respeitar as leis, usar cinto de segurança e cobrar que passageiros também usem, além de respeitar outros motoristas, pedestres e ciclistas. Já o pedestre, precisa se deslocar com prudência e atenção, sempre atravessar na faixa de pedestre ou em local apropriado. O Dia Nacional da Paz no Trânsito antecede o “Maio Amarelo”, campanha que chama a atenção da sociedade para os altos índices de acidentes e mortes no trânsito, e este ano tem como tema: “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”.


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários