Lives – Nesta segunda-feira (19), iniciarei uma nova série de lives com prefeitos pernambucanos, sempre às 19:30 horas. O primeiro convidado será o prefeito de Afogados da Ingazeira, Alessandro Palmeira, na quarta-feira (21), será o prefeito de Iguaracy, Zeinha Torres. No nosso bate papo, iremos tratar dos 100 dias e ações da gestão, política municipal, estadual e nacional, entre outros assuntos. Assista pelo instagram do blog, @blogdofinfaoficial.
Adjunto – Uma fonte informou a este blogueiro,, que o artista plástico Luciano Pires (foto), será anunciado com secretário adjunto da Secretaria Municipal de Cultura e Esportes de Afogados da Ingazeira. Segundo a fonte, só falta o prefeito Alessandro Palmeira, anunciar oficialmente. Vamos aguardar!
Frase – “Meu destino político depende do deputado federal Fernando Filho”. (Ex-prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira, em conversa com o jornalista Alberes Xavier)
Recebeu visita – O prefeito de Iguaracy, Zeinha Torres, recebeu ontem a visita do deputado estadual Waldemar Borges e do ex-prefeito Albérico Rocha, hoje Diretor Executivo de Administração e Finança da PERPART. Na oportunidade vistoriaram os serviços de calçamento de várias ruas e de construção de uma ponte que vêm sendo executados na cidade, com apoio de emendas do deputado.
Débitos – O prefeito de Santa Terezinha-PE, Delson Lustosa, foi surpreendido com a notícia de que a gestão anterior deixou um débito com a Celpe e Compesa, no valor de mais de R$ 150 mil. O prefeito afirmou que já iniciou as negociações para parcelar o débito.
Amanhã – A Secretaria Municipal de Saúde da cidade de Flores-PE, inicia neste sábado (17), o processo de imunização dos idosos de 60 a 62 anos. Os idosos podem receber a 1ª dose do imunizante, em seis pontos de drive-thru, instalados em todas as Unidades de Saúde da Família – USF. Para ser vacinando é necessário apresentar, documento com foto, CPF e cartão dos SUS.
Com o governador – O presidente estadual do PSD e deputado federal, André de Paula, levou o prefeito da cidade de Lajedo-PE, Adelmo Duarte, para uma audiência com o governador Paulo Câmara, na pauta, ações conjuntas, parcerias e assuntos do interesse do município. Participaram da audiência vice-prefeito, Carlos Eduardo Figueiredo, vice-prefeito, Erivaldo Chagas, o assessor especial do governo, Iêdo Moraes.
Agendar – A Prefeitura de Custódia, através da Secretaria Municipal de Saúde, anuncia que idosos com idade entre 60 à 64 anos, tem que acionar a Tele-vacina ou procurar sua unidade de saúde, para agendar a partir da próxima terça-feira sua vacina.
Participou – O Superintendente da Funasa em Pernambuco, Francisco Papaléo, participou de reunião virtual com o diretor da Compesa Mário Heitor, o prefeito de Iguaracy Zeinha Torres, o consultor da Funasa Pedro Paulo, e toda a equipe técnica da Funasa/ Compesa, para tratar do projeto de melhoria e ampliação do abastecimento de água do distrito de Jabitacá.
Disse – “Pernambuco tem essa vocação, tem gente trabalhadora que sabe fazer a diferença com as oportunidades que são criadas. O Força Local é isso, é oferecer oportunidades, dentro de recortes regionais, dando também incentivos à participação feminina e buscando desenvolver o Estado em todas as regiões. Nossa intenção é chegar até o final de 2022 com mais de R$ 20 milhões investidos no programa”.(Governador Paulo Câmara, no lançamento do 4º chamamento público do Programa Força Local)
Votação adiada – O Plenário da Câmara dos Deputados adiou a votação do projeto de lei 5.595/2020, que pode determinar a reabertura de escolas e faculdades durante a pandemia sem levar em consideração as realidades locais, foco dos debates nesta quinta-feira. “Foi uma vitória da mobilização de todos que fazem a educação. Nós, da oposição, fizemos obstrução por discordamos da proposta e por defendermos que a volta às aulas presenciais devem ser feitas com responsabilidade, respeitando as regras de segurança sanitária e com transição gradual para preservar a vida das pessoas”, destacou Danilo Cabral, líder do PSB na Casa. Danilo Cabral afirmou que a educação é fundamental para o país sair de forma estruturada da crise para a retomada do desenvolvimento econômico e inclusão social da população.
Menor dos últimos 17 anos – Nesta quinta-feira (15) a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) divulgou que os homicídios tiveram a terceira queda consecutiva no Estado. Segundo o relatório, no mês passado, foram contabilizadas 276 mortes. Esse foi o março menos violento em Pernambuco desde 2004. Ainda segundo o Pacto Pela Vida, dos 185 municípios de Pernambuco, 98 não registraram homicídios durante o mês de março. O primeiro trimestre também foi o menos violento em 7 anos.
Perguntar não ofende – A eleição da UVP vai extrapolar o Decreto Estadual com medidas ao enfrentamento da Covid-19?