Por G1 PE
Com a autorização do Ministério da Saúde para a aplicação imediata de vacinas armazenadas para a 2ª dose, municípios do Grande Recife ampliaram a vacinação contra a Covid-19 para outras faixas etárias de idosos, além de contemplar mais profissionais de saúde e incluir povos quilombolas.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), as duas últimas remessas de vacinas que chegaram ao estado devem ser utilizadas na aplicação de primeiras doses.
“A orientação para utilização na sua totalidade como primeira dose é só para a penúltima e última entregas. As vacinas que foram recebidas na quarta-feira [17] e no sábado [20], só para essas vacinas é que existe a recomendação de usar as doses em sua totalidade”, explicou a superintendente estadual de Imunizações, Ana Catarina de Melo.
Os imunizantes que chegaram ao estado na quarta-feira (17) foram destinadas a idosos de 75 a 79 anos, além de garantir o avanço na proteção dos trabalhadores de saúde.
As vacinas recebidas no sábado (20) foram destinadas a idosos de 70 a 74 anos, a profissionais da saúde e ao início da proteção dos povos e comunidades quilombolas tradicionais.
As doses que chegaram antes do dia 17 de março seguem com reserva para aplicação da segunda dose, segundo Ana Catarina de Melo.
No caso da CoronaVac, desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac e produzida no Brasil pelo Instituto Butantan, em São Paulo, é necessária a aplicação de uma segunda dose em um intervalo de 14 a 28 dias. Para a vacina Oxford/AstraZeneca, o intervalo entre as doses é de até três meses.