Home » Sem categoria » Secti reúne Autarquias de Ensino Superior para detalhar edital do Prouni-PE

Secti reúne Autarquias de Ensino Superior para detalhar edital do Prouni-PE

A coordenação do Programa Pernambuco na Universidade (Prouni-PE) reuniu, na manhã desta quinta-feira (11/02), representantes do Comitê Gestor do Prouni-PE, da Associação das Instituições de Ensino Superior de Pernambuco (Assiespe) e das 13 Autarquias de Ensino Superior credenciadas no programa. Durante o encontro virtual foi apresentado e detalhado o edital de seleção de bolsistas. O programa irá destinar 1 mil bolsas de estudos, no valor de R$ 500,00 reais cada, para alunos matriculados em Instituições de Ensino Superior (IES) sediadas em Pernambuco. O edital pode ser acessado em: https://prouni.secti.pe.gov.br/.

O programa é destinado a estudantes não portadores de diploma de curso superior, cuja renda familiar mensal, per capita, não exceda o valor de um salário mínimo e meio. Podem concorrer os alunos que comprovem vínculo de matrícula nas instituições de ensino superior integrantes do Prouni-PE e que tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral. O processo seletivo dos bolsistas terá como critério de seleção, a nota mínima de 350 (trezentos e cinquenta) pontos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o qual deve ter sido realizado nos dois últimos anos (2018 e 2019).

O Gerente de Formação Superior da Secti, César Andrade, detalhou o edital e tirou as dúvidas dos presentes no encontro. César destacou ainda o esforço do governo do estado em manter a educação como prioridade, e ressaltou a necessidade de destinar 70% das vagas para estudantes das áreas Ciência e Tecnologia, como forma de estimular a formação de capital humano qualificado, para compor as vagas no mercado de trabalho.

A concessão das bolsas vai beneficiar dois grupos de estudantes. O primeiro, com 70% das vagas, será formado por alunos de graduação das áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, em especial dos cursos das engenharias, computação, análise e desenvolvimento de sistemas, sistemas de informação, estatística, física, química, oceanografia, biologia e afins. O segundo grupo, com os 30% das vagas restantes, será formado por alunos dos demais cursos de graduação de nível superior. Os valores das bolsas serão repassados diretamente, pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, aos estudantes, através de depósito em conta bancária.

O Prouni-PE também vai destinar vagas a candidatos que comprovem ser professores do ensino fundamental ou médio em exercício da docência; pessoas com deficiência, nos termos definidos em lei; ou mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica ou vítimas de violência doméstica e familiar, que comprovem vínculo de matrícula em uma IES integrante do Prouni-PE.


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários