Home » Sem categoria » Presidente da Funase recebe menção honrosa de entidade nacional

Presidente da Funase recebe menção honrosa de entidade nacional

A presidente da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), Nadja Alencar, recebeu uma menção honrosa pelo trabalho de gestão e execução de medidas socioeducativas realizado em 2020. A homenagem foi feita pelo Fórum Nacional de Dirigentes Governamentais de Entidades Executoras da Política de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fonacriad), entidade que reúne gestores responsáveis pelo atendimento a adolescentes e jovens em conflito com a lei em todo o Brasil. O documento, entregue de forma digital, foi assinado pelo presidente do Fonacriad, Demontiê Alves Batista Filho.

A gestão e a execução de medidas socioeducativas compreendem o desenvolvimento de atividades pedagógicas que possibilitem a reinserção produtiva de adolescentes e jovens na sociedade após a prática de atos infracionais. Em Pernambuco, a Funase, que é vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), é responsável pelo atendimento socioeducativo em meio fechado, com os programas de internação e de semiliberdade, além da internação provisória. As equipes da Funase, formadas por profissionais técnicos e agentes socioeducativos, atuam em 23 unidades socioeducativas situadas em todo o Estado.

Graças a um trabalho interinstitucional envolvendo a SDSCJ, a atual gestão da Funase, o Tribunal de Justiça, o Ministério Público e a Defensoria Pública de Pernambuco, o sistema socioeducativo do Estado está em equilíbrio há quase dois anos. Atualmente, há 905 adolescentes e jovens em atendimento na Funase, que dispõe de 1.211 vagas. Esse índice de ocupação (de 74,7%), distante do limite da capacidade, tem possibilitado a qualificação do serviço prestado pela instituição na busca por realizar a socioeducação.

“Esse é um resultado que atribuímos ao esforço dos nossos gestores, equipes técnicas e agentes socioeducativos, que, em 2020, mesmo em meio às dificuldades decorrentes da pandemia, mantiveram-se junto dos adolescentes e jovens em atendimento pela Funase, como servidores de uma área essencial, atuando em atividades que buscaram proporcionar a socioeducação. Ficamos felizes com esse reconhecimento nacional a um trabalho tão importante para a sociedade”, avalia Nadja Alencar.


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários