Compositor, poeta e folclorista brasileiro. Assim é lembrado José de Sousa Dantas Filho, conhecido artisticamente como Zé Dantas. Médico por formação e cronista, Zé Dantas conquistou renome nacional, principalmente pela parceria com o Rei do Baião, Luiz Gonzaga. É o autor de clássicos como “A Volta da Asa Branca”; “Acauã”; “Sabiá” e “O Xote das Meninas”.
Além de Gonzaga, célebres artistas interpretaram as composições de Zé Dantas, entre eles Dominguinhos, Gilberto Gil, Elba Ramalho e Marisa Monte. Para celebrar o centenário do compositor, o Cais do Sertão convidou o doutorando em História pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) Harlan Teixeira para criar uma playlist temática em homenagem a Dantas. O público pode acessar a playlist já neste domingo (21), no Spotify do Cais, gratuitamente.
Batizada de “Centenário de Zé Dantas”, a seleção especial conta com 17 canções compostas pelo autor: “Acauã”, cantada por Luiz Gonzaga; “São João do Arraiá”, interpretada pela banda de forró Mastruz com Leite; “A Letra I”, parceria de Marina Elali e Zé Dantas; “Forró de Mané Vito”, por Dominguinhos e Gilberto Gil, entre outras.
O perfil do Cais no Spotify convida à experimentação dos ritmos que compõem a musicalidade local. Além do repertório dedicado a Zé, o ouvinte pode conhecer a fundo a odisseia sertaneja de Gonzagão, o legado de Naná Vasconcelos e muito mais.
“Comemorar o centenário de Zé Dantas é muito significativo para todos nós do Cais do Sertão. Trata-se de um artista que criou composições que elevaram o Nordeste ao patamar internacional, então exaltar o legado dele faz parte do nosso compromisso em manter viva em cada visitante e internauta a identidade nordestina, a força da nossa cultura popular, a resistência e a esperança do nosso povo”, comenta a coordenadora de Conteúdo do Cais do Sertão, Clarice Andrade.
No Centro Cultural Cais do Sertão, equipamento turístico situado no coração do Recife e gerido pela Secretaria de Turismo e Lazer e Empetur, o visitante pode conhecer um pouco da parceria entre Zé Dantas e Luiz Gonzaga por meio do acervo audiovisual exposto no Território Cantar, que conta ainda com arquivo fotográficos e trechos de entrevistas.
Turistas, visitantes e pernambucanos podem fazer tour pelo museu nos seguintes horários: quintas e sextas-feiras, das 10h às 16h, e sábados e domingos, das 11h às 17h. Desde a reabertura gradual, o centro cultural tem funcionado com 40% da capacidade de público, prezando pelo cumprimento dos protocolos sanitários: uso de máscara, distanciamento social e higienização das mãos. Os ingressos custam R $10 (inteira) e R $5 (meia-entrada).