Home » Sem categoria » Exclusivo – Pernambucano João Roma Neto é escolhido novo Ministro da Cidadania

Exclusivo – Pernambucano João Roma Neto é escolhido novo Ministro da Cidadania

João Inácio Ribeiro Roma Neto ou simplesmente João Roma, é pernambucano formado em Direito. Foi eleito deputado federal pela Bahia em outubro de 2018. Chega ao cargo de Ministro da Cidadania no lugar do também Deputado Federal Onix Lorenzoni, que assumirá a Secretaria-|Geral da Presidência da República.

Casado com Roberta Roma e é filho de João Inácio Ribeiro Roma Filho. É neto de João Roma, conhecido na política pernambucana por ter sido deputado federal por três vezes nas décadas de 1950 e 1960, filiado à Aliança Renovadora Nacional (ARENA), e secretário estadual de Segurança Pública no governo de Barbosa Lima Sobrinho e dos Negócios do Interior e Justiça no governo de Paulo Guerra.

Foi assessor do governo de Pernambuco entre 1991 e 1994, durante gestão de Joaquim Francisco, filiado ao Partido da Frente Liberal (PFL). Entre 1995 e 1998, foi para o governo federal na administração de Fernando Henrique Cardoso como assessor do Ministério da Administração e Reforma do Estado. Ainda na administração federal, seu cargo mudou entre 1999 e 2002 para delegado do Ministério da Cultura para o Nordeste e para chefe do escritório da Agência Nacional do Petróleo (ANP) em Salvador entre 2002 e 2004. Nesse tempo, foi eleito em maio de 2003 membro da direção executiva nacional do então PFL como presidente nacional do PFL Jovem.

Desde o início do primeiro mandato ACM Neto na Prefeitura de Salvador, em 2013, foi chefe de gabinete do prefeito. Saiu do cargo em 2018, para concorrer às eleição para deputado federal.
Em novembro de 2015, recebeu o título de cidadão soteropolitano pela Câmara Municipal de Salvador, proposto pelo vereador Claudio Tinoco, do partido Democratas (DEM).

Nas eleições estaduais em outubro de 2018, concorreu filiado ao Partido Republicano Brasileiro (PRB) para deputado federal pela Bahia e foi eleito com 84 455 votos para o mandato de fevereiro de 2019 a fevereiro de 2023.

 


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários