O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Lucas Ramos,esteve reunido virtualmente nesta quinta-feira (14/01), com 65 dirigentes de Instituições de Ensino Superior (IES) de todo o estado. O encontro foi organizado para debater e orientar as IES sobre o cadastramento dessas instituições no Programa Pernambuco na Universidade (PROUNI-PE), lançado recentemente pelo Governo doEstado. As inscrições serão gratuitas e o edital estará disponível para consulta no site da Secti, no endereço eletrônico: www.secti.pe.gov.br. Já o cadastro, deverá ser feito entre os dias 18 e 29 deste mês de janeiro.
O programa vai universalizar o acesso ao ensino superior para os pernambucanos, destinando mil bolsas de estudos, no valor de R$ 500, para alunos matriculados em Instituições de Ensino Superior (IES). O processo seletivo dos bolsistas terá como critério o Enem, sendo a nota mínima de entrada definida em edital.
Lucas Ramos explicou que um dos critérios do Prouni-PE para habilitar as universidades foi o uso do conceito do MEC para garantir a melhor qualidade de ensino para os estudantes beneficiados. “Outro ponto está no direcionamento de 70% das bolsas para cursos nas áreas de ciência, tecnologia, matemática e, em especial, nos cursos de engenharia, computação, análise e desenvolvimento de sistemas. Áreas essenciais e estratégicas para o processo de transformação da economia dePernambuco”, enfatizou.
O PROUNI-PE ainda terá vagas reservadas para professores do ensino fundamental ou médio em exercício da docência, pessoas com deficiência e mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica ou vítimas de violência doméstica e familiar,matriculadas nas IES que vierem a fazer parte do programa.