Dedicada a colocar o tema saúde mental em evidencia, a Prefeitura de Sertânia aderiu a campanha Janeiro Branco. A principal atividade, que consiste em levar informação para a população, está acontecendo no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), durante os atendimentos de rotina.
”A nossa proposta é falarmos com os usuários sobre saúde mental, pois ainda existem muitos tabus a respeito da depressão, síndrome do pânico, ansiedade, entre outros transtornos. O objetivo é colocar o assunto em pauta para tirarmos dúvidas e assim quebrarmos essas barreiras. O intuito é levar informação sobre a necessidade de gerenciarmos melhor as nossas emoções e os nossos pensamentos”, destacou a psicóloga do CAPS de Sertânia, Evelyn de Farias.
A iniciativa se faz ainda mais necessária levando em consideração o contexto da pandemia da Covid-19, que aumentou o risco de adoecimento psíquico. A finalidade é acabar com o medo que muitas pessoas ainda têm de buscar ajuda e tratamento para os problemas emocionais e mentais. A Rede de Saúde Mental da Prefeitura de Sertânia dispõe de atendimento psicológico e psiquiátrico no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), além de psicólogos no Centro de Saúde da Mulher e da Criança.
“Promover a conscientização é o primeiro passo para vencermos o preconceito que ainda existe em torno do tema saúde mental, por isso a importância da campanha Janeiro Branco. A nossa gestão tem a preocupação e o cuidado de tratar o assunto com responsabilidade a fim de conseguirmos engajar todos os sertanienses na causa”, disse o Prefeito Ângelo Ferreira.