Home » Sem categoria » Secti e Unicap assinam acordo de cooperação técnica em CT&I

Secti e Unicap assinam acordo de cooperação técnica em CT&I

Foi celebrado, nesta quinta-feira (17), um termo de cooperação técnica entre a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (Secti) e a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). A parceria visa promover uma mútua cooperação, compartilhando as estruturas físicas e de pessoal para o fomento de Pesquisa e Desenvolvimento em projetos de inovação. O Centro de Manufatura Avançada (CMA), localizado no Parque Tecnológico de Eletroeletrônicos e Tecnologias Associadas do Estado de Pernambuco (Parqtel), e as estruturas vinculadas a Secti estarão disponíveis para uso da Unicap, bem como os laboratórios da Universidade serão utilizados pela Secretaria para fins de pesquisa e desenvolvimento.

Na oportunidade, estiveram presentes o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Lucas Ramos, o diretor de Ambientes de Inovação e Formação Superior da Secti, Carmelo Filho, os gerentes de Ambiente de Inovação, Alexandre Maciel, e de Formação Superior, César Andrade, o reitor da Unicap, padre Pedro Rubens, a professora Andrea Dornelas, a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Valdenice Raimundo, e o diretor do Programa de Pós-Graduação e Indústrias Criativas, Anthony Lins.

A parceria se consolida como ambiente favorável à inovação, buscando um desenvolvimento sustentável e inclusivo, através da produção científica e difusão do conhecimento. A Secti vai disponibilizar de sua infraestrutura para o desenvolvimento de projetos de protalização e testes, através do CMA. Além disso, será possível utilizar o auditório e hall de exposição para eventos técnico-científicos e reuniões técnicas. Por sua vez, a Universidade Católica de Pernambuco também irá permitir o uso de seus laboratórios.

“O CMA e o Parqtel estão à disposição de professores e alunos da Unicap. Da mesma forma, nós também poderemos utilizar as estruturas da Universidade, para que possamos produzir ainda mais para o nosso estado”, disse o secretário de CT&I, Lucas Ramos, destacando a importância desses projetos de integração. “Recentemente, lançamos o Lócus Para Inovação, um edital que vai credenciar ambientes de inovação em todo estado, com o fomento de bolsas de pesquisas. Também temos a Rede de Ecossistemas de Pernambuco (Repe), da qual a Unicap faz parte, que é uma grande rede de parceiros. Para nós, é de fundamental importância o trabalho em sintonia com a academia e as instituições de ensino superior como a Universidade Católica de Pernambuco”, destacou.

“Criamos, por exemplo, o Consórcio Pernambuco Universitas e os Institutos Federais do Estado de Pernambuco (UFPE, UPE, UFRPE, IFPE, IF Sertão – PE, Ufape, Unicap e Univasf). Isso mostra que a ideia não é dividir, e sim ampliar a plataforma de inovação e pesquisa, através das instituições, para atrair mais recursos para Pernambuco”, pontuou o reitor da Unicap, padre Pedro Rubens, ao destacar que a parceria com a Secti é mais um exemplo de projetos de trabalhos associados. “Com certeza, é um convênio que trará muitos benefícios para o desenvolvimento do nosso estado”, afirmou.

PARQTEL – O parque tecnológico tem por finalidadeo estímulo à cultura de inovação, da competitividade industrial e da capacitação empresarial enquanto mecanismos propiciadores da transformação social, elevação da qualidade de vida e da prosperidade baseadas em conhecimento, aprendizagem e inovação; a promoção da interação entre entes públicos e privados em atividades de PD&I e de Ciência, Tecnologia e Inovação – CT&I;  o incentivo à constituição de ambientes favoráveis à inovação e às atividades de transferência de tecnologia, assegurando os recursos humanos, econômicos e financeiros para tal finalidade; o apoio, incentivo e integração dos inventores independentes às atividades das ICTs e ao sistema produtivo.


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários