Home » Sem categoria » Não vamos celebrar o Natal?

Não vamos celebrar o Natal?

Estes dias fui surpreendido ao escutar de algumas pessoas que se declaravam muito tristes por este ano não ser possível haver natal. Sei que tal expressão não é maldade, mas é preocupante. Pois, nos faz indagar se de fato ainda sabemos o que celebramos e o porque celebramos estas datas. Na sociedade em que vivemos, onde grande parte das estruturas são frágeis e descartáveis, também corremos o perigo de desvalorizar estes tempos marcantes em nossa vida, invertendo seu sentido e perdendo seu verdadeiro efeito também podendo ser uma das causas da falta de sentido e ânimo na vida.

Ora, o natal acontecerá! A celebração em que estamos prestes a vivenciarmos, não é a data cronológica do nascimento de Jesus Cristo, não existe precisão neste evento histórico. Mas, pela a sabedoria e riqueza da Tradição da Igreja, marca-se uma data liturgia dentro de um tempo cronológico que facilita a assimilação daquilo e o que ocorrera a mais de dois mil anos atrás: “a encarnação do Filho de Deus na história da humanidade.”

Não celebramos o aniversário de Jesus. Teologicamente falando, celebramos o início do cumprimento da promessa que nele e por ele se concretiza com a sua encarnação: “Eu mesmo cuidarei de vós” (Ez 34,11). O nascimento do Filho de Deus no meio do povo, dentro das condições humanas, marcado também pelas leis humanas e seus sofrimentos, deveria nos fazer pensar o quanto cada ser humano é importante para que o próprio Deus tenha humanizando-se. Porém, falta-nos ainda hoje fazermos este mesmo processo: de nos humanizarmos, pois, enquanto ele busca sempre nos elevar, nós nos degradamos cada vez mais com o desamor.

Por tanto meu querido leitor, vamos sim celebrar o natal, sempre poderemos celebrar o natal, Cada dia deveremos fazer um natal como diz a canção. Assim, continuar a árdua missão de sermos transmissores da vida, da paz, da justiça e da solidariedade. Desejo que Cristo verdadeiramente encontre acolhimento em seu coração e que aí, nele possa habitar. E que, quanto as suas atitudes e palavras, elas possam nascer todos os dias.

Feliz verdadeiro Natal!

Gutembergue Lacerda Batista, ambientalista, jovem afogadense, seminarista da Diocese de Afogados da Ingazeira, formado em filosofia pela Universidade Católica de Pernambuco, cursando Teologia pela mesa instituição.


Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments