A Universidade de Pernambuco (UPE) deu início na tarde de hoje (1º de dezembro) ao curso de Residência Tecnológica em Ciência de Dados e Analytics para Indústria Automotiva. O Curso é uma parceria entre o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), da Fundação de Amparo à Pesquisa de Pernambuco (Facepe) e Fiat Chrysler Automóveis (FCA). O projeto vai ampliar o conhecimento e aplicações práticas da análise de dados, beneficiando o ecossistema do polo automotivo de Goiana (Mata Norte), visando o desenvolvimento do know-how específico da indústria automotiva. O programa selecionou 12 participantes, sendo oito estudantes de engenharia e áreas afins e quatro profissionais do setor automotivo. Ao final do curso todos receberão certificado de Especialista em Ciências de Dados (lato sensu) pela UPE. O curso terá oito meses de duração.
Durante a abertura do curso o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, Lucas Ramos, destacou a cooperação entre as instituições envolvidas na realização da residência. “As parcerias firmadas dizem muito sobre o momento em que Pernambuco vive, tão favorável ao desenvolvimento econômico e tecnológico, acompanhado do desenvolvimento social e sustentável”, explicou.
Lucas destacou ainda a importância da instalação da FCA no Estado. “Desde que iniciou suas operações em Pernambuco , a FCA anunciou o futuro, trazendo muito mais competitividade ao estado, com uma fábrica que consolida Pernambuco como um importante polo automotivo”, enfatizou o secretário.
A participação da Fundação de Ampara à Pesquisa e Tecnologia de Pernambuco (Facepe) nessa parceria também foi bastante importante para a promoção dessa residência tecnológica. “Através do Fundo Inovar-PE, a Facepe financia ações como essa, entre tantas outras. O orçamento de Facepe em 2020 vai chegar aos R$ 60 milhões em execução. Atualmente, temos mais de 2500 bolsas de pesquisa sendo financiadas pela fundação, conectando professores, cientistas e estudante com os diversos setores produtivos, modernizando, inclusive, a atuação de uma instituição que tem 30 anos de história”, comemorou o secretário.
O programa vai mesclar atividades acadêmicas gerenciadas pela UPE e atividades práticas desenvolvidas pela FCA, com desafios reais da manufatura. As aulas teóricas serão ministradas de forma virtual. Para as atividades presenciais serão adotadas as medidas sanitárias necessárias para o momento de pandemia. As aulas ocorrerão na planta Jeep, e no Instituto de Inovação Tecnológica da UPE, localizado no Parqtel.
A Gestora do Polo Automotivo Jeep em Pernambuco, Juliana Coelho, explicou que é fundamental a inovação para enxergar o futuro. “É muito importante ressaltar um modelo, que dá resultado. A inovação está no DNA da FCA e esse modelo de inovação colaborativa nos ajuda a acelerar nossos processos e a criar oportunidades de desenvolvimento, que demandam competências e conhecimentos”, destacou.
Residência Tecnológica em Ciência de Dados e Analytics para Indústria Automotiva – O programa de residência é fruto de uma proposta apresentada pela FCA e aprovada por meio do edital PITEC 13/2019 da Facepe. A residência tecnológica em ciência e análise de dados foi formatada pela UPE para atender demandas específicas da planta Jeep, localizada em Goiana, para desenvolver soluções inovadoras por meio de análise de dados coletados da fábrica.