Por: Anchieta Santos
O governo itinerante, o saneamento na cidade e a construção do cemitério de Jabitacá estão entre o que o prefeito Zeinha Torres(PSB) considera como principais ações e iniciativas do seu 1º mandato.
Falando a Rádio Cidade FM, Zeinha lamentou não ter feito duas escolas, sendo uma na sede e outra em Jabitacá, que já estariam cadastradas no MEC e serão executadas no 2º mandato. Fazendo um balanço dos primeiros 4 anos, o prefeito reeleito de Iguaracy, citou as ações na saúde com destaque para a estrutura de combate a Covid-19 e que ainda fará reforma do hospital onde R$ 250 mil serão investidos. Dois novos PSFs, encontrados caindo. Casa de apoio no Recife, devidamente climatizada, contratação de médicos especialistas e inauguração do CAPs; premiação na Assistência Social com o 1º lugar do Brasil com o Programa Criança Feliz; praças em Jabitacá e na sede do município; pavimentações na cidade, nos Povoados de Picos, Catingueira, Irajaí e no Distrito de Jabitacá; na educação houve recuperação de escolas, antes abandonadas como a Diomedes Gomes que tinha salas de aula funcionando em garagens. Premiação do Programa Criança Alfabetizada; regularização do piso para os professores.
Para a futura gestão além das escolas, também estão na pauta Academia da Saúde na cidade, praça de taxi, ciclovia e iluminação do estádio Capitão Dionísio. Na Administração, o Secretário Marcos Melo, que acompanhou o gestor durante a entrevista, citou a transparência, pagamento dos salários em dia, salários que antes tinham o mínimo completado por abono, agora são acrescidos com a gratificação e promessa de concurso para a próxima gestão. Hoje Iguaracy tem 280 servidores efetivos, 215 aposentados e pensionistas e 140 contratados, daí segundo o prefeito Zeinha a necessidade de se promover o concurso.